Sabe-se que não é possível prever onde os crimes ocorrem, entretanto, pode-se analisar os dados estatísticos de forma a identificar padrões de crimes, formas, horários, dias ou outros mecanismos que possam auxiliar gestores de segurança pública na tomada de decisões, visando reduzir cada vez mais os índices de criminalidade.
A Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) tem por objetivo orientar o planejamento policial, através da tabulação de dados referentes especialmente a homicídios. Dados esses, coletados por meio de boletins de ocorrência, coleta direta no Instituto Médico Legal (IML) e informações da atividade cartorária da Polícia Civil – inquéritos policiais, mandados de prisão cumpridos, termos de ocorrência circunstanciados, e outros.
De acordo com o coordenador da Ceacrim, delegado Jeferson Alvarenga, o principal produto do órgão é a análise sistemática dos dados de homicídios do Estado, com a compilação diária dos mesmos. Entretanto, outros setores têm atenção da equipe. “Ainda são acompanhados sistematicamente os dados de roubo e furto de veículos, roubos a ônibus e mortes decorrentes de acidentes de trânsito”, acrescenta.
Criada em 2009, é composta por nove policiais pertencentes a todas as carreiras – delegado, escrivão e agentes – e dois estagiários das áreas de estatística e direito. Todos focados na tabulação dos registros de ocorrência e na produção de relatórios que apresentem dados ao secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado, e aos comandos da PC, beneficiando a população, na medida em que as ações e tomadas de decisão podem ser feitas embasadas em dados estatísticos.
O setor atende ainda, às demandas específicas das unidades da Polícia Civil e de pesquisadores em geral, além de alimentar a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP) com os dados de ocorrências registradas em Sergipe. Desde 2015, a Ceacrim também passou a coordenar as ações do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Políticas Públicas (Napsec), garantindo o apoio às pesquisas financiadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec) na área de segurança pública.
AISP’s
As Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), criadas após análise dos dados estatísticos criminais do estado de Sergipe, são os espaços geográficos comuns, urbanos e rurais, definidos no território do Estado, sob a responsabilidade de atuação dos Comandos Regionais da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), das Coordenações Regionais da Polícia Civil e da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp).
A divisão serve para o melhor planejamento, execução de ações e operações de segurança pública, específicas e integradas, isoladas ou em conjunto, bem como para o estabelecimento de metas e monitoramento de resultados.
Foram criadas 33 áreas integradas que atingem todo Sergipe, sendo 12 AISP’S localizadas na capital e região metropolitana, e 21 no interior. O papel da Ceacrim, neste caso, é monitorar os dados criminais das áreas, através do acompanhamento das séries estatísticas.
O delegado Alvarenga expõe como a análise dos dados influi nas estratégias de gestão da segurança pública. “O combate à criminalidade deve ser planejado de acordo com a realidade local. O redimensionamento de efetivos e áreas tem que ocorrer de forma a se obter, no menor espaço de tempo possível, o maior efeito. As áreas integradas foram construídas a partir de um estudo minucioso feito pela SSP observando as peculiaridades das várias regiões, observando a área territorial, a densidade populacional e o quantitativo de ocorrências. Com isso, acreditamos que em 2016 teremos excelentes resultados, a partir de uma divisão territorial melhor distribuídas, além da atribuição de responsabilidade espacial (territorial) a um delegado de Polícia Civil e um oficial da Polícia Militar que, juntos, deverão planejar as ações da segurança pública em sua região, dentro das competências de cada um”, esclarece.
Em 2016, o principal objetivo da Ceacrim é construir uma metodologia de análise criminal que possa auxiliar a tomada de decisão dos gestores de segurança pública de Sergipe.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Informações da SSP/SE