Com base em índices medidos pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a CDL/Aracaju e a FDCL/Sergipe projetam um aumento de 3 a 4% no volume de vendas no comércio para o ‘Dia das Mães’, em relação ao mesmo período do ano passado. A data é comemorada no domingo, 11.
Um dos argumentos utilizados pela maior entidade do comércio lojista é o atual cenário de baixa atividade econômica, número calculado com base na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito, para compras a prazo.
“O Dia das Mães é considerado pelos lojistas a segunda melhor data de vendas para o comércio, ficando somente atrás do Natal. No entanto, se a projeção dos lojistas se confirmar, será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos para o varejo”, diz Samuel Schuster, presidente da CDL.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o cenário reflete o baixo grau de confiança do empresário brasileiro, apontado praticamente por todos os índices do mercado.”Os lojistas amargaram o pior resultado dos últimos cinco anos nas vendas da Páscoa e não esperam um desempenho diferente agora no Dia das Mães. O atual cenário econômico de inflação alta e de encarecimento do crédito já estão impactando no poder de compra do brasileiro, o que reflete negativamente nas vendas a prazo”, explica.
O Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, momento que coincide com o alívio financeiro sentido pelos consumidores com a quitação de impostos de início de ano e com o pagamento das despesas de férias e volta às aulas. Dessa forma, na visão dos lojistas, a data expressa o real poder de compra do consumidor e a confiança dos empresários nos rumos da economia.
Neste período do ano, artigos do vestuário, calçados, flores, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca e smartphones são os itens que mais movimentam o comércio.
Ascom