O Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado de Sergipe (EPMon) ganhou uma nova moradora na madrugada da quinta-feira, 2, após a égua Princesa, integrante do plantel da PMSE, dar cria a uma saudável potranca, de pelagem castanha.
Por volta das 3h30, o pequeno animal, que é filha do garanhão Cisne, da Fazenda e Haras Boa Luz, nasceu na Cavalaria da Corporação, situada no Parque da Cidade. Com a sua chegada, o EPMon alcança o total de 18 equinos nascidos em sua própria sede.
A recém-nascida, que ainda não tem nome, receberá treinamento específico para o emprego na atividade policial e deve estar no serviço ostensivo em cerca de três anos. Até lá, o animal estará sob os cuidados do tenente Célio, veterinário do Esquadrão, e do efetivo especializado em adestramento.
Projeto de Remonta
A filha da égua princesa é mais um fruto do Projeto de Remonta do EPMon. A iniciativa, feita em parceria com a Boa Luz, nasceu há quatro anos e busca abastecer o Esquadrão de equinos nascidos em sua própria sede.
O objetivo do Projeto é oferecer autonomia na aquisição de animais para o policiamento e economizar nos gastos, fugindo de compras em outros estados. Com a cavalhada renovada, a expectativa é que a PMSE não precise mais recorrer a licitações para reforçar o plantel.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/PM/SE