A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa aos usuários do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) que o Sistema Hórus, do Ministério da Saúde (MS), continua oscilando, atrasando o atendimento nesta sexta-feira, 27. Utilizado pela unidade para dispensação dos medicamentos, o Hórus se mantém oscilante há vários dias, situação que vem ocorrendo também em outros Estados.
O coordenador Estadual dos Serviços Especializados, Aderbal Brito, informou que vários contatos já foram mantidos com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, via e-mail, para expor a situação. “Mantivemos contato com outros Estados e a situação é a mesma. Infelizmente nós dependemos desse sistema para a liberação dos medicamentos. Estamos monitorando e na medida do possível vamos procurar atender a todos”, disse.
De acordo com Aderbal, a informação do Ministério da Saúde é que a atualização está ocorrendo com prioridade máxima, mas ainda não há uma previsão de término. Até lá, existe a possibilidade de o sistema voltar a apresentar momentos de lentidão e inoperância.