Um casal foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (25) em Guararapes (a 545 km a noroeste de São Paulo) após improvisar um aquecedor no quarto em que dormiam.
Os corpos do motorista Sérgio José de Oliveira, 63, e da dona de casa Maria Izabel de Oliveira, 61, foram encontrados pela filha do casal, por volta das 9h30. Ela estranhou porque os pais não haviam se levantado e chamou um vizinho para arrombar a porta.
Para a polícia, a provável causa das mortes foi asfixia por inalação de monóxido de carbono. “Eles fizeram um aquecedor improvisado com uma lata de óleo diesel, carvão e álcool. Os dois dormiram e não viram a fumaça tomar conta do quarto”, disse o delegado Abelardo Gomes.
Um vizinho da família, que pediu para não ser identificado, disse que a dona de casa chegou a tentar levantar e abrir a porta do quarto, mas já havia inalado muita fumaça e caiu no chão, morrendo em seguida.
“Eu me levanto às 6h30 e sempre via a luz do banheiro da casa aceso, hoje não estava. Achei que tivessem decidido dormir até mais tarde por causa do frio. Foi muito triste”, disse o lavrador Cícero Romon, 83, também vizinho do casal.
Como em outras partes do país, a semana foi de baixas temperaturas em Guararapes, que fica na região de Araçatuba, conhecida pelo calor. O último dia 23, por exemplo, foi o mais frio na região desde 2011. A temperatura mínima em Guararapes na madrugada desta quinta-feira foi de 7ºC.
Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal de Araçatuba e um laudo sobre a causa das mortes deverá ser divulgado em 30 dias.
KAIO ESTEVES, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM GUARARAPES