A partir de uma iniciativa do prefeito Marcos Santana, foi realizada no sábado, 11, em São Cristóvão, uma reunião entre um grupo de professores e estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o procurador do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Dr. Adroaldo Bispo, membros da ONG “Coletivo Abrigo”, e moradores do Povoado Caípe Velho. “O que nos motivou a realizar esta reunião foi a convicção de que a parceria democrática e transparente entre a gestão e as comunidades, juntamente com instituições públicas, privadas, e organizações da sociedade civil, representa um caminho viável para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o prefeito na abertura.

Casa de Farinha do Caípe Velho pode ser reaberta após parceria da UFS, MPT e Prefeitura de São Cristóvão. (Foto: ascom/PMSC)
O encontro aconteceu na sede da Associação de Moradores e Amigos do Caípe Velho (AMOACAV), tendo como principal objetivo a discussão das principais demandas da comunidade e as formas como as instituições participantes, especialmente a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Sergipe, poderiam atuar para conjuntamente para atendê-las. Sob a coordenação do prefeito Marcos Santana e do professor Roberto Rodrigues, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFS (CCET), a reunião contou com participação efetiva de moradores e lideranças comunitárias, que puderam expor suas dificuldades e ouvir as avaliações e explicações sobre possíveis ações a serem desenvolvidas para viabilizá-las.

Prefeito reúne professores e estudantes da UFS, membro do MPT e ONG, na comunidade do Caípe Velho para discutir reabertura da casa de Farinha (Foto: ascom/PMSC)
De acordo com Manoel Messias, presidente da AMOACAV, a aspiração mais imediata da comunidade é a colocação em funcionamento de uma “Casa de Farinha” cujos equipamentos já existem, embora ainda não tenham sido instalados em razão de dificuldades com a instalação elétrica. “Existe uma tradição entre as famílias do Caípe Velho de cultivo da mandioca e de outras raízes, que vem perdendo força ao longo do tempo em razão das dificuldades para o beneficiamento e a comercialização da produção”, afirmou. Já a jovem Luana Santos, secretária da associação e representante no Conselho Gestor do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (Peac), voltado para as ações de compensação ambiental da Petrobras, há uma aspiração por parte da comunidade no sentido de se criar uma horta comunitária baseada em princípios agroecológicos, além da construção de um campo de futebol para que as crianças e jovens possam realizar atividades físicas e esportivas.
Parcerias baseadas no protagonismo da comunidade
Dr. Adroaldo Bispo (MPT/SE), destacou a necessidade de se garantir efetividade nos desdobramentos do que foi discutido na reunião, ressaltando o compromisso demonstrado pelo gestor municipal, assim como das demais instituições públicas ali representadas, algo fundamental, na sua avaliação, para que os objetivos definidos sejam alcançados. “Com parcerias desse tipo é possível garantir o empoderamento da comunidade na busca pela melhoria da sua qualidade de vida, ao contrário do tradicional assistencialismo”, explicou.
Possibilidade de se garantir autonomia para que a comunidade seja a responsável pelo seu próprio destino, de forma democrática e autossustentável – essa foi a forma como o professor Roberto Rodrigues definiu o seu sentimento a respeito da reunião, destacando a forma aberta e transparente de atuação do prefeito Marcos Santana. Já Felipe Prudente, proprietário de um sítio na localidade e membro do Coletivo Abrigo, que desenvolve projetos nas áreas de reciclagem, capacitação profissional e ecoturismo, avaliou como positiva a iniciativa, sobretudo pela opção da gestão municipal e das demais instituições parceiras em garantir o protagonismo da comunidade, algo inovador.
Participaram da reunião, ainda, os professores da UFS: Jefferson Arlen (Deptº de Engenharia Ambiental), Nelson Salazar (Deptº de Física), Midori Sussuchi (Deptº de Química), Jodnes Sobreira (Deptº de Zootecnica), Edilayne e Ricardo Salgueiro (Deptº de Ciência da Computação), Daniel Lima (Deptº de Engenharia Civil), e Tereza Raquel (Deptº de Fonoaudiologia); além da arquiteta Daniele Santana e do marceneiro e artista plástico Wagner Ferraz (Coletivo Abrigo), da professora Sandra Santana (primeira-dama), dos secretários municipais Mário Freire (Chefe de Gabinete) e Fernando Carvalho (Planejamento, Orçamento e Gestão).
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/PMSC