O sistema de bilhetagem eletrônica, através de cartões dotados de um chip de memória, é um dispositivo que tem gerado ao longo dos anos praticidade e segurança aos passageiros do transporte coletivo, em Aracaju e região metropolitana. Muito utilizado por funcionários de diversas empresas e portadores de gratuidades, o Cartão Mais Aracaju, isto é, o bilhete eletrônico, pode ser adquirido por qualquer cidadão. É um cartão recarregável, desta maneira armazena créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir, substitui a movimentação de dinheiro no ônibus e dá agilidade no embarque.
Basta o passageiro encostar o cartão no leitor eletrônico do ônibus e fazer sua identificação biométrica que a catraca para sua passagem é liberada de imediato. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), a praticidade e segurança do sistema são os principais atrativos deste dispositivo, que ainda garante a melhor contabilização do fluxo de passageiros diante da quilometragem percorrida em cada viagem. “Com isso, o sistema do transporte coletivo pode identificar novas demandas sobre as linhas atendidas e visualizar melhores estratégias para otimizar o serviço”, frisou o presidente do Setransp, Alberto Almeida.
O Cartão Mais Aracaju é tão simples de ser usado que o cidadão não precisa nem sequer retirá-lo da carteira ou da bolsa para que seja efetuada a leitura digital. O chip é identificado apenas com a proximidade do leitor. Essa comodidade serve também de medida de segurança no ônibus. Nada de abrir bolsa, apresentar dinheiro ou movimentar troco. O valor pago nas passagens que muitas vezes é alvo de roubos nos ônibus tende a não existir se a população aderir cada vez mais à bilhetagem eletrônica. E os créditos recarregados no Cartão Mais Aracaju podem ser bloqueado e/ou recuperados em caso de perda ou roubo.
Segundo o presidente do Setransp, Alberto Almeida, “o cartão recarregável é sinônimo de comodidade e segurança para o passageiro, então o objetivo do setor é aguçar o estimulo ao uso do Cartão Mais Aracaju, inclusive, expandindo número de postos de recarga, que, atualmente, já atingem pontos estratégicos da cidade, a sede da Aracajucard, além do sistema online no portal do usuário aracajucard (http://aracajucard.com.br/portal-do-usuario/)”.
Evolução na renovação de frota
O transporte público de Aracaju recebeu esta semana mais cinco ônibus novos. A remessa dos veículos completa o número de 270 veículos 0KM disponibilizados nos últimos meses, segundo o planejamento de renovação da frota. Um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões. Todos os ônibus são equipados com câmeras filmadoras, tecnologia GPS, elevadores adaptados para pessoas com deficiência, entre outras funcionalidades.
Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Aracaju desponta como uma das frotas mais novas entre as capitais brasileiras diante da sua renovação. Uma frota que registra agora mais de 52% de veículos novos. E a ideia média da frota atual está abaixo da idade média nacional. O setor visa manter a renovação, somado a adequação do sistema na capital para priorização do transporte coletivo em detrimento dos particulares.
Fonte: Assessoria de Comunicação