O empresário Wellington Carioca fez grave denúncia em entrevista concedida nesta quarta-feira, 11, ao jornalista Gilmar Carvalho, na Rede Ilha.
Ele apresentou documentos que provam que ex-gestores da Fundação Hospitalar de Saúde assinaram Termos de Compromisso parcelando o pagamento de uma dívida de R$ 6 milhões e 700 mil.
De posse dos Termos de Compromisso, o Banese abriu uma conta garantia em nome da Transurh, empresa de Carioca que, segundo ele, não tem patrimônio para pagar o valor da dívida.
Ainda segundo Carioca, ex-gestores da FHS alegaram que só dessa maneira seria possível pagar o débito, pois de outra forma estourariam o orçamento da fundação.
Os documentos foram assinados no dia 4 de maio deste ano, no final da gestão anterior. Carioca isentou de responsabilidade os atuais gestores da fundação e o secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos.
Segundo o empresário, a Transurh passou a emitir notas ficais e, de posse da fatura, “a FHS quitava o débito mensal com o dinheiro da nossa empresa”.
“Se o governo do Estado rescindir o contrato, a Transurh vai herdar uma dívida de R$ 6,7 milhões, e eu não tenho condição de assumir esse débito”, desabafou Carioca.
O empresário disse que, logo depois da entrevista, levaria os documentos ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal.
Banese
Depois da participação de Carioca no programa, o entrevistado foi o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM).
Durante a entrevista, Gilmar recomendou a Augusto que levasse a denúncia ao Banco Central contra o Banese, o que foi aceito imediatamente pelo parlamentar.