A diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos na cidade de São Cristóvão está marcada para o dia 15 de dezembro. A cerimônia acontece às 10hs no Fórum Desembargador Gilson Góis Soares, Largo Joel Santos Costa – Rodovia João Bebe Água – São Cristóvão/SE.
Marcos Antônio Azevedo de Santana(PMDB) e Adilson de Carvalho Silva Júnior (PDT) receberão respectivamente os diplomas de prefeito e vice-prefeito. Também vão receber o diploma do TRE os 15 vereadores eleitos e o primeiro suplente de cada coligação. Para a Câmara Municipal os próximos 15 parlamentares que recebem os diplomas são: Morgan Prado, (PPS), Paulo Júnior (PSL), Tony da Academia (PSC), Vanderlan Correia (PMDB), Irmão Gibson (PSC), Rege do Rosa Maria (PSDB), Irmão Lilo (DEM), Vanderlan Nego (PRP), Djalma Santana (PRP), Pereira (SD), Leandro (SD), Dito (PMDB), Diêgo Prado (PSDB), Mago (PSD) e Rafael Oliveira do (PT).
Prevista no artigo 215 do Código Eleitoral, a diplomação é considerada a última etapa do processo eleitoral, que tem início com as convenções partidárias, seguida pela fase do registro de candidaturas até a eleição. É o ato formal, de competência da Justiça Eleitoral, que torna apto para posse no cargo o candidato que se sagrou vencedor.
Os diplomas foram confeccionados pelo TRE/SE,(Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe) e serão entregues pelo Drº Manoel da Costa Neto, Juiz da 21ª Zona Eleitoral que responde pelo município de São Cristóvão.
Posse
A cerimônia de posse acontece no dia 1º de janeiro de 2015, na Câmara de Vereadores em São Cristóvão, onde também é realizada a eleição da mesa diretora para o biênio 2017/ 2018.
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Segundo o Código Eleitoral, no diploma deve constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal
O diploma de eleito é um dos documentos que os novos prefeito, vice e vereadores devem apresentar no ato de posse, que acontece dia 1º de janeiro.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Orácio Oliveira / Redação SE Notícias