Sete candidatos ao governo de Sergipe participaram na noite desta terça-feira (2) do debate na TV Sergipe. Durante cerca de 3h, os candidatos apresentaram propostas para áreas como: segurança pública, saúde, habitação, agricultura, educação, meio ambiente, transporte, geração de emprego, saneamento básico, combate às drogas e igualdade de gênero.
Mediado pela jornalista Susane Vidal, o debate foi realizado nos estúdios da emissora. Participaram os candidatos (em ordem alfabética): Belivaldo Chagas (PSD), Eduardo Amorim (PSDB), Eduardo Cassini (PSL), Márcio Souza (PSOL), Mendonça Prado (DEM), Milton Andrade (PMN) e Valadares Filho (PSB).
O debate foi dividido em cinco blocos. O primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre; o segundo e o quarto com temas determinados por sorteio na hora do debate pela mediadora; e o último para as considerações finais de cada candidato.
Eles tiveram 30 segundos para formular as perguntas, um minuto e 30 segundos para as respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. No quinto e último bloco, cada candidato teve um minuto e 30 segundos para fazer as considerações finais.
Para a realização do debate, a TV Sergipe seguiu as regras estabelecidas entre a emissora e os candidatos aptos de acordo com a legislação eleitoral vigente.
Considerações finais dos candidatos:
Belivaldo Chagas (PSD)
“Este é o Belivaldo que vocês tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto. Uma pessoa de sim, sim e não, não. Que faz questão de dizer que ‘quando chega para resolver é, porque está sendo sincero’. Eu faço política e faço gestão com os pés no chão. Eu sou uma pessoa de fé. Eu acredito em Deus e ele que tem iluminado os meus caminhos. Eu sempre agradeço a Deus e a Senhora Santana, padroeira da minha querida terra, Simão Dias. E eu posso dizer isso porque na prática as coisas estão acontecendo. Eu assumi o governo tem cinco meses. As coisas melhoraram e muito dentro do Hospital de Cirurgia. Na saúde eu fiz cofinanciamento no Hospital de Cirurgia para resolver os problemas do Huse. Na Segurança Pública os índices de violência diminuíram. Homicídio caiu em mais de 45%. Este é o meu jeito de resolver. Eu vou ver de perto. Eu não fico engravatado dentro de um gabinete não. Eu não sou gestor de quatro paredes eu vou conversar com você como fiz, assim que assumi o governo através de uma ‘live’. A gente conversava tá lembrado disso? A gente conversava toda quarta-feira de 12h às 13h. Você sugeria, você reclamava e eu atendia. Porque eu acho que gestor tem que ser isso, aquele que vai conversar. Eu nunca dialoguei tanto e aliás como sempre dialoguei quando fui secretário de estado da saúde, portanto sigamos em frente e que Deus, nosso senhor Jesus Cristo, nos proteja hoje e sempre”.
Mendonça Prado (DEM)
“Minhas queridas conterrâneas, meus queridos conterrâneos, essa é uma campanha extraordinária que nós estamos vivendo. A sua possibilidade de mudar tudo é gigantesca. Três candidatos que aqui estão reúne quase que todos os políticos e o poder econômico do Estado de Sergipe. Continuam mandando e dominado. Com um único voto você pode derrubar as três estruturas. Você pode quebrar as pernas de todos esses sistemas. Sistemas cruéis que trazem o atraso, a inoperância, atraso dos salários, hospitais que não funcionam, falta de recursos para segurança pública. Os jovens estão aí desempregados, sem oportunidade, a droga proliferando, destruindo as famílias, destruindo crianças e adolescentes. Com um único voto você vai mudar, você vai destruir esse sistema perverso e vai construir um Sergipe novo. Eu conto com seu apoio e com seu voto de confiança. Juntos vamos construir de pavimentar esse caminho futuro. Vocês viram aqui o debate. Eles discutem para ver quem vai ser o maior teleguiado da história. Eu não. Autonomia e independência vai marcar o meu governo. Você é quem vai comandar os destinos de Sergipe. Mendonça Prado 25 para governador”.
Milton Andrade (PMN)
“Gostaria de agradecer o seu interesse, a sua atenção de acompanhar até tarde da noite o debate para conhecer mais as propostas. Gostaria de agradecer a todos que nos acolheram. Gostaria de agradecer a oportunidade de falar mais um pouco. Porque o meu tempo no horário eleitoral foi de apenas 10 segundos. Foi muito importante para mim, para que você me conheça mais um pouco. Você quer mudança, você que não aguenta mais os mesmos de sempre, que estão aí 20, 30 anos prometendo as mesmas soluções para problemas que eles mesmos criaram. Eu sou Milton Andrade, tenho 30 anos, o candidato mais jovem de toda história ao governo de Sergipe. Eu não venho de vida política. Nunca fui candidato a nada. Eu estou aqui para dar uma opção para você, que assim como eu, já não aguenta mais a saúde na UTI, o desemprego altíssimo. 180 mil desempregados em Sergipe. A mobilidade urbana que por hidrovias poderia ser bem solucionada aqui na Grande Aracaju. Você que está procurando gente nova, gente limpa, gente que saiba fazer. Minha especialidade é salvar empresas em dificuldades financeiras, já fiz isso dezenas de vezes. Chegou a vez de fazer pelo meu estado. Para zerar as filas da saúde, para gerar 65 mil empregos. Mas tem uma medida que tá acima de todas as outras e depende só de você que é o detentor do poder. Que só depende do seu voto para mudar de verdade. Vamos mandar para casa todos esses que estão aqui há 20, 30 anos e nada fazem. Colocar gente nova e renovação de verdade. Milton Andrade 33. Entre nas redes sociais M.MiltonAndrade”.
Eduardo Cassini (PSL)
“Eu quero agradecer a população sergipana que ficou acordada até essa hora para ver este debate. Me conhecer. Eu não tive tempo de televisão. Eu tenho pouco tempo na disputa então pude apresentar para vocês. O que nós vimos aqui foi mais um promete, promete. O fala-fala e proposta de fato, quase nenhuma. Por isso que eu entrei para política. Entrei na política para ser propositivo. Nós temos proposta, nós sabemos como fazer. Nós vamos criar ‘Comida na Mesa’, ‘Saúde não tem Hora’, Sergipe Seguro’, Educa Sergipe’ e ‘Aqui tem Crédito’. Nós faremos um governo técnico reduzindo os cargos em comissão, devolvendo veículos alugados, reduzindo secretarias, nós resolveremos o problema de Sergipe. Daqui a 4 anos tenho certeza que nós estaremos entre os melhores, se não que quiçá, o melhor governo estadual do Brasil. E lembre, dia 7 é 17, e todos os candidatos de Jair Messias Bolsonaro começam com o número 17. Muitos estão querendo surfar na onda dele. Não se deixe enganar. Estão todos os candidatos de Bolsonaro começam com o número 17. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos até dia 7, é 17. Muito obrigado”.
Márcio Souza (PSOL)
“Gostaria de agradecer a todos os sergipanos e sergipanas que nos acolheram na rua, em suas cidades, por onde passamos. Em pouco tempo de campanha, pouco tempo de TV, de rádio, mas já estamos nos corações das mentes dos sergipanos. Márcio Souza, policial militar, cabo da PM há 20 anos. Sou formado em economia, pós-graduado em gestão pública. Sou filho, sou um sergipano filho da Estância, cidade que eu sou muito grato por ter me projetado politicamente. Tivemos 27% do eleitorado e quebramos a polarização, mas era necessário quebrar o medo, lá não tinha segundo turno, aqui tem segundo turno, não dá para escolher o menos pior. É necessário reflexão da juventude, do setor progressista que lutou contra o golpe, golpe promovido por partidos que estão aí nas três principais candidaturas. Estão aí para promover o retrocesso de Sergipe e do Brasil. É necessário dizer que o que se desenha aí é um segundo turno em um nível de Brasil entre a direita e a esquerda. Somos a única candidatura da esquerda democrática popular aqui em Sergipe. Só depende de você. Só depende de você que está aí, que não sabia que existia essa candidatura. Uma candidatura que vai modificar o cenário político e renovar de verdade a política de Sergipe. A hora é agora, sem medo de mudar Sergipe”.
Eduardo Amorim (PSDB)
“Eu sou médico e o que me trouxe para a política foi não aceitar isso que está aí. O caos que está aí. Há 4 anos enfrentei todos eles juntos: Jackson, Belivaldo, Valadares pai, Valadares filho, que estavam todos juntos. Aliás, Belivaldo é cria e é da escola de Valadares, sempre foi, e depois ele mudou para o PMDB, PSDB e diz que o PMDB tem nada a ver com o esse golpe. Golpe mesmo é o que os sergipanos estão sofrendo, na saúde, na educação, na segurança. Nei como é que ele consegue dormir com a consciência tranquila, mas olha, nós vamos mudar tudo isso. Me dê uma oportunidade que mostrarei como fazer diferente, como zelar com o servidor público, como respeitar você servidor público, como fazer uma saúde digna para todos nós sergipanos. Com médico tenho o dever e a obrigação não só de construir o Hospital do Câncer, mas construir o Centro de Diagnóstico por Imagem para que ninguém tenha que se humilhar a político nenhum a quem quer que seja para conseguir uma tomografia, uma ressonância. Nós vamos devolver a paz e a tranquilidade ao povo de Sergipe, trazendo a Polícia de Divisa. Nós vamos devolver a você sergipano o orgulho de ser sergipano. Agora, me dê a oportunidade. Vote 45 para mudar. A verdadeira mudança e a verdadeira oposição. Mudar é com 45. 45 neles para construir”.
Valadares Filho (PSB)
“Quero agradecer a todos os sergipanos, sergipanas pela linda campanha que fizemos. Uma campanha muito emocionante, com as pessoas nas ruas acreditando na mudança de verdade, na renovação, em um governo que vai trazer os novos valores, as novas ideias, o zelo ao dinheiro público, o governo eficiente que vai melhorar os serviços para nossa população com independência, com gestão e com equipe qualificada. Muito que foi tratado aqui pelos nossos adversários é coisa do passado, agora é hora de resolver os problemas do presente e olhar pra o futuro. É dessa forma que fizemos a nossa campanha, olhando nos olhos dos sergipanos. E a nossa gestão vai melhorar, sim, a saúde. Vamos construir o Hospital Geral da Grande Aracaju. Vamos melhorar os serviços dos hospitais regionais. Vamos também investir em relação as unidades habitacionais. Vamos construir 15 mil unidades habitacionais, de 0 a 3 salários mínimos, ou seja, priorizando a camada mais pobre da população. Vamos investir em segurança aumentando o número efetivo com mais três mil homens e mulheres até o final da nossa gestão, ou seja, são políticas públicas efetivas que só um governo independente, da mudança, e que pede uma oportunidade aos sergipanos fará a partir de 1º de Janeiro. Muito obrigado Sergipe, e é 40 na cabeça”.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por G1 SE