No próximo dia 17, a Campanha Papai Noel dos Correios 2016 será aberta em Sergipe, quando terá início a adoção das cartinhas com pedidos de presentes enviadas ao Bom Velhinho por crianças de todo o estado. A cerimônia de lançamento acontece às 14h30, na Agência Central dos Correios, em Aracaju.
Na ocasião, instituições sem fins lucrativos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social vão receber os presentes que não puderam ser entregues na edição de 2015 do Papai Noel dos Correios, por problemas no endereçamento das cartas ou porque os destinatários não foram encontrados.
Também haverá apresentações dos corais dos Correios e da APAE, além da entrega de certificados às instituições parceiras da campanha. A programação conta ainda com o lançamento dos tradicionais selos de Natal.
No ano passado, graças à participação de entidades públicas, empresas privadas e da sociedade em geral, mais de 4 mil cartinhas foram apadrinhadas, o que garantiu que meninas e meninos de todos os cantos de Sergipe realizassem sonhos e tivessem um Natal mais feliz.
Como funciona
Em todo o Brasil, as cartas escritas pelas crianças são lidas e selecionadas. As que atendem aos critérios da campanha são disponibilizadas para adoção. Este ano, diferentemente das edições anteriores, só serão aceitas cartas encaminhadas por escolas públicas, creches e abrigos. Podem participar crianças matriculadas até o 5º ano do ensino fundamental.
As cartas devem estar em envelope com nome e endereço completo da escola. Não é necessário selar. O destinatário é o Papai Noel dos Correios. São aceitos pedidos de roupas, calçados, material escolar e brinquedos em geral. No texto da carta, a criança deve informar nome e idade, mas não pode escrever seu endereço nem telefone, já que o contato direto com o padrinho não é permitido.
Para adotar uma cartinha, basta comparecer até 15 de dezembro a um dos pontos de adoção, que em Aracaju estarão funcionando nas agências Central e Shopping Riomar/CEAC. O padrinho deve comprar o presente solicitado pela criança e entregar até 16 de dezembro no ponto de adoção para que os Correios façam a entrega.
Números
Realizada há 27 anos, a campanha busca atender, sempre que possível, aos pedidos de presentes de crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos, onde a campanha também tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da habilidade de redação de carta, endereçamento e uso do CEP.
Nos últimos três anos, em todo o país, foram recebidos mais de 2,8 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendiam aos critérios da campanha e mais de 80% foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas.
Confira o cronograma da campanha Papai Noel dos Correios 2016:
17/11 – Abertura da campanha
02/12 – Prazo final para o envio de cartas
15/12 – Prazo final para a adoção de cartas
16/12 – Prazo final para a entrega dos presentes nos pontos de adoção
Contato da coordenação da campanha:
(79) 2107-6104 – ascom-se@correios.com.br
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Correios/SE