Abrindo as comemorações alusivas à Campanha 16 Dias de Ativismo, a coordenadoria Estadual de Políticas Para as Mulheres da Secretaria de Estado da Inclusão Social faz o lançamento, nesta quinta-feira, 30, do Projeto “Respeita As Mina” em Sergipe, com apresentação de Carla Ramos, secretária de Estado de Políticas para as Mulheres da Bahia. O lançamento aconteceu às 09h, no auditório do Palácio dos Despachos, com a participação de representantes dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), secretarias municipais de Assistência Social e integrantes dos órgãos que compõem a Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Originado na Bahia, o “Respeita as mina” é um projeto que prevê ampliar as ações da rede de atenção às mulheres em situação de violência nos municípios, envolvendo ações governamentais e não governamentais que contribuam para o enfrentamento à violência. A proposta é funcionar como uma roda de conversa de “mina para mina”, incentivando o empoderamento feminino para a conquista da autonomia. Durante a apresentação do projeto, serão divulgadas as estruturas que antecedem a sua implantação em Sergipe.
“Por ser um projeto já implantado em diversos lugares e com grande alcance na disseminação de informações de prevenção, com certeza irá trazer bons frutos quanto ao número de denúncias e casos de violência contra a mulher aqui no Estado. Estamos, com ele, ampliando as ações de cuidado com as mulheres”, pontuou Edivaneide Paes, coordenadora Estadual de Política para as Mulheres da Seidh.
No próximo dia 06 de dezembro, a programação dos 16 Dias de Ativismo continua, com a Campanha do Laço Branco – Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, e a Feira de Mulheres Artesãs e Agricultoras, na Praça General Valadão, das 08h às 15h. No dia 14, a programação se encerra com a realização do Fórum Estadual dos Organismos de Políticas para as Mulheres – FEORG, a partir das 08h30, no auditório da Seidh, seguido de confraternização das OPMs.
Sobre a campanha
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher; e vai até 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos; passando pelo 06 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Cláudia Meireles