Este ano, a Campanha da Fraternidade 2013 vai focar na juventude. Com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8) a intenção é aproximar os jovens da igreja. Até o momento, a arquidiocese não divulgou uma data para o lançamento da campanha aqui no Estado.
De acordo com o padre Dácio dos Santos, o tema foi escolhido por conta da Jornada Mundial da Juventude que vai ocorrer em julho deste ano no Rio de janeiro. “Durante todos os anos por ocasião da quaresma, a igreja sempre propõe um tema para reflexão da vida pastoral da igreja e esse ano devido a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer no mês de julho, a CNBB escolheu trabalhar o tema da juventude. Eu penso que esse tempo quaresmal é um tempo forte de motivação para que a juventude atenda ao apelo do santo Papa e a santa igreja, convocando-os para essa grande semana mundial onde todos vão estar reunidos na mesma fé e oração”, diz.
Segundo o arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, o objetivo é sempre renovar a igreja. “Já a campanha vai tocar sempre em aspectos do sofrimento do povo, de carências da população, pois todos os anos é assim. Este ano a gente quer colocar diante da juventude que muitas vezes carente da fé, do amor da família acabam mais tarde na droga e na violência. Tantas formas de tentar de alguma maneira preencher o vazio é se ele encontra o amor de Deus que está em cristo na cruz e através do espírito de Deus ele aprende ali a transformar tudo isso em amor, serviço e não em desgraça”, afirma