A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei que concede reajuste nos vencimentos dos servidores públicos municipais. A prefeitura ofereceu um reajuste linear de 6,5% para os mais de 10 mil servidores. Apesar dos embates entre situação e oposição, a proposta foi foi aprovada pelos vereadores sem maiores dificuldades com apenas cinco votos de restrição de vereadores liderados por Iran Barbosa (PT).
O reajuste foi anunciado na última quinta-feira, (15) pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Apenas cinco dias depois o projeto já entrou na pauta de votação da CMA.
No pequeno expediente da manhã de hoje, o tema permeou a fala dos vereadores, com alguns se mostrando contra e outros favoráveis ao reajuste.
O vereador Renilson Felix (DEM), líder da situação na casa, se mostrou confiante na aprovação do projeto, pelo fato de a bancada ter maioria na Câmara. O parlamentar disse que o prefeito João Alves trabalhou duro para conseguir o aumento para os servidores da PMA.
“Ele trabalhou para sanear as finanças em seu primeiro ano de gestão. Graças a isso, conseguimos oferecer esse aumento. O valor, representará um avanço, pois, ainda que não seja o desejado, ele representa um ganho real. Gostaríamos de oferecer mais, porém, neste momento, é o que a Prefeitura pode dar”, afirma
Apesar das reclamações, o projeto foi aprovado até mesmo pela bancada de oposição ao prefeito João. O vereador Emmanuel Nascimento (PT), critica a proposta da Prefeitura, garantindo que o reajuste poderia ser maior. “Tanto que o que se vê são os servidores insatisfeitos e questionando. Afinal, a situação não é das melhores”, argumenta. No entanto, o petista diz que, ainda assim, votou a favor do projeto.
“Não vamos negar esse aumento aos servidores. Votei a favor, mesmo entendendo que poderíamos ter um esforço maior para dar um reajuste que deixasse os funcionários em melhor situação”, garante Emmanuel.
Com informações de Daniel Soares do G1SE