Da Redação do Caju News
Uma resolução de autoria do presidente José Evaldo, solicitando a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Cristóvão, entra na pauta de votação da sessão desta quinta-feira (28). O presidente da Câmara decidiu antecipar as eleições antes mesmo de completar um ano de sua eleição, que vai até dezembro de 2014.
O mais curioso é que vereadores da oposição estão apoiando a ideia do presidente da casa legislativa. É o caso do vereador Geverton da Saúde, por exemplo, que recentemente entrou com um processo contra o presidente, questionando as inúmeras viagens patrocinadas pela Câmara. Curiosamente, o mesmo vereador que criticou o comportamento do presidente é o mesmo que agora aceita, misteriosamente, antecipar o processo de eleição da Mesa e o principal: fechar acordo para votar em José Evaldo.
Segundo informações de uma fonte revelada ao Caju News, outros dois vereadores da oposição: Paulo Jr. e Claúdio Chagas também fecharam acordo para votar a favor da antecipação da eleição e na reeleição de José Evaldo, porém em contato com o vereador este negou que já tenha fechado o acordo.
Disputa
O vereador Diego Prado ensaiou sua candidatura à presidente da Câmara, mas depois de uma boa conversa com o secretário geral da Prefeitura de São Cristóvão, Armando Batalha, ele acabou desistindo de concorrer ao pleito, que, aliás, poderia levar a divisão da base da prefeita Rivanda Batalha, já que alguns vereadores já teriam mencionado o nome de Diego Prado para presidente.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Reunião
Uma reuniu na CAT, escritório que faz a contabilidade da Prefeitura de São Cristóvão e da Câmara, entre os vereadores e o secretário Armando Batalha, definiu que a resolução que pede a antecipação da eleição será votada hoje na Câmara, enquanto a eleição será realizada na próxima terça-feira. Após algumas horas de discussão, o experiente Armando Batalha conseguiu acalmar os ânimos de alguns vereadores da situação, que insinuavam lançar chapa, e por quebra, ainda atrair vereadores da oposição para votar em seu candidato.
Chapa
A chapa definida na tarde desta quinta-feira contempla José Evaldo, candidato à reeleição; Diego Prado, vice-presidente; Toni da Academia, primeiro secretário, e Rege do Rosa Maria, segundo secretário.
Presidente
José Evaldo foi eleito em janeiro presidente da Câmara de São Cristóvão. Com mandato de dois anos, sua gestão termina em 31 dezembro de 2014, mas pelo que parece o parlamentar gostou do cargo de presidente, tanto é que resolveu copiar o exemplo adotado pela Assembleia Legislativa estendendo sua gestão até 31 de dezembro de 2016. Aliás, é bom lembrar que esse mesmo José Evaldo responde a processo na Justiça de Nossa Senhora de Socorro por suposta prática de possível estelionato. Ele também foi afastado do cargo de presidente da Câmara por determinação da Justiça de São Cristóvão por possível prática de improbidade administrativa. Como se percebe, uma gestão complicada e carregada de problemas.
Cabe agora a cada cidadão de São Cristóvão fiscalizar seus vereadores e analisar cautelosamente o que pode estar por trás da antecipação da eleição da Mesa Diretora e da reeleição de José Evaldo na presidência da Câmara.