As cabacinhas tão conhecidas pela alegria da brincadeira nos dias de carnaval e eventos festivos de Japaratuba, serão transformadas em patrimônio cultural e imemorial do estado de Sergipe através da lei de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT). O projeto de lei foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 08.
O PL prevê que o Poder Público deverá incentivar e divulgar a produção da cabacinha, bem como a festa da cabacinha de Japaratuba para o engrandecimento cultural de nosso Estado, como também deverá promover ações e propagandas que demonstrem as cabacinhas de Japaratuba incentivando o Turismo de nosso Estado.
Devido a relevância histórico-cultural das cabacinhas de Japaratuba, a deputada estadual e professora Ana Lúcia entendeu que transformá-las em Patrimônio Imemorial do Estado de Sergipe é uma justa homenagem a uma cultura popular, que durante muitos anos une e encanta gerações.
Como são feitas?
As cabacinhas são artefatos em formato redondo feito com parafina, água, um pincel e uma lâmpada velha, onde se coloca a parafina para derreter numa panela velha, e quando já tiver derretida se retira do fogo e coloca a metade da parte redonda da lâmpada no líquido formando uma cuia, em seguida coloca água fria para secar, retira a parafina com cuidado e reserva. A operação é repetida e posteriormente se cola as duas cuias com um pincel, passando a parafina para unir. Depois é feito um buraco onde se introduz a água com delicadeza, em seguida se tapa o buraco com parafina e coloca a bola já cheia num balde com água com cuidado. Após esse processo é só começar a guerra de cabacinhas.
Fonte: Assessoria de Comunicação