Quem disse que Fernando Prass não defende pênalti? Em noite pouco inspirada das duas equipes, o goleiro vascaíno foi o responsável pela vitória da equipe diante do Grêmio, por 2 a 1, neste domingo, em São Januário, ao defender uma cobrança de Marcelo Moreno, garantindo os primeiros três pontos do Vasco no Brasileiro.
Os clubes paulistas se deram mal neste domingo, quando aconteceram os primeiros jogos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Dois deles perderam duelos com os times cariocas. O Corinthians, com time misto, perdeu para o Fluminense, por 1 a 0, no Pacaembu. No Engenhão, o São Paulo permitiu a virada do Botafogo, por 4 a 2, enquanto em Campinas a Ponte Preta perdeu, por 1 a 0, para o Atlético Mineiro, campeão das Alterosas. Só o Santos, com time misto, não perdeu: empatou sem gols com o Bahia, em Salvador.
Mistão castigado
Priorizando a Copa Libertadores, o Corinthians poupou vários titulares contra o Fluminense e acabou perdendo por 1 a 0, com gol de Leandro Euzébio, de cabeça, no segundo tempo.
O Coritiba também foi castigado no Estádio Beira Rio ao cair diante do Colorado, por 2 a 0, com gols dos artilheiros Leandro Damião e Dagoberto. O campeão gaúcho entrou com seu time titular e somou, com méritos, os primeiros três pontos. O Coxa, campeão paranaense, mais preocupado com a Copa do Brasil, se deu mal.
Virada inesperada
Quem viu o São Paulo comandar o placar por duas vezes sobre o Botafogo, em pleno Engenhão, com gols de Jadson e Luis Fabiano, não esperava um resultado final favorável ao time carioca, por 4 a 2. A tarde foi de Herrera, que marcou três gols – um de cabeça e outro de pênalti. O outro gol carioca foi marcado por Vitor Júnior.
Em Campinas, num jogo fraco tecnicamente, parecia que o emapte sem gols seria o placar final entre Ponte Preta e Atlético. Mas o Galo marcou no final, com Escudero, de cabeça, aos 45 minutos do segundo tempo, e levou uma vitória importante para casa.
Peixe segura empate
Único clube paulista que não perdeu no domingo foi o Santos. Com vários novatos escalados, o Peixe segurou o empate sem gols com o Bahia, em Salvador. O técnico Muricy Ramalho continua, com razão, priorizando a disputa da Copa Libertadores da América. O tricolor baiano deveria ter se aproveitado disso para somar três pontos.
Outro jogo de “medrosos” aconteceu no Estádio Independência, onde Cruzeiro e Atlético-GO ficaram também no zero a zero.
Jogos de sábado
Na abertura da temporada, sábado, Palmeiras e Portuguesa empataram por 1 a 1, mesmo placar para Sport e Flamengo, em Recife. O único vencedor da noite foi o Figueirense que fez 2 a 1 sobre o Náutico, mesmo assim com a ajuda da sorte, porque marcou o segundo gol aos 49 minutos do segundo tempo, com o veterano Fernandes.
A segunda rodada será disputada no outro final de semana, porque no meio acontecem jogos importantes pela Copa do Brasil e pela Libertadores.
Confira os jogos, datas e locais da 2.ª rodada!
Confira os resultados da 1.ª rodada:
Sábado
Palmeiras 1 x 1 Portuguesa
Sport Recife 1 x 1 Flamengo
Figueirense 2 x 1 Náutico
Domingo
Internacional 2 x 0 Coritiba
Botafogo 4 x 2 São Paulo
Ponte Preta 0 x 1 Atlético-MG
Corinthians 0 x 1 Fluminense
Vasco da Gama 2 x 1 Grêmio
Bahia 0 x 0 Santos
Cruzeiro 0 x 0 Atlético-GO