A oitava rodada do Campeonato Brasileiro teve sequência neste domingo com sete jogos. O Atlético Mineiro manteve a liderança isolada, com 19 pontos, ao vencer a Portuguesa por 2 a 0, no Estádio Independência. Ainda à noite, o mistão do Corinthians empatou com o Sport, por 1 a 1, na Ilha do Retiro, enquanto um time de garotos do Palmeiras perdeu para a Ponte Preta, por 1 a 0, em Campinas. Os dois times da capital paulistas continuam na zona de rebaixamento.
Ma briga pela liderança, o Atlético-MG lidera com 19 pontos, seguido pelo Fluminense, com 18, Vasco da Gama, 17 e São Paulo, 15. Estes times estariam garantidos na Copa Libertadores da América.
O Galo foi melhor em Belo Horizonte e venceu com gols de dois defensores: Marcos Rocha e Leonardo Silva. A Lusa, que vinha de dois bons resultados, continua com oito pontos, em 13.º lugar. A Ponte Preta manteve o bom rendimento ao vencer o Palmeiras e chegar aos 12 pontos, em décimo lugar. O Verdão o 18.º, com cinco, igual ao Corinthians, em 19.º. Completam a zona de rebaixamento o Bahia, 17.º, com sete, e o Atlético-GO, com dois pontos, na lanterna.
Importantes vitórias
No principal jogo do dia, o Fluminense levou o melhor no Fla-Flu. Este jogo marcou um século do duelo. O nome da partida foi Fred, que marcou pela primeira vez, contra o Flamengo. O tricolor levou para as Laranjeiras um troféu que simbolizou a data histórica. Mas o Flamengo também levou um troféu igual, bem ao estilo carioca de que a festa é de todos.
No Morumbi, o São Paulo bateu o Coritiba, por 3 a 1, sob os olhares de Ney Franco, que acompanhou o jogo das arquibancadas.
Já o Santos voltou a vencer e a vitória foi em grande estilo. Contra o Grêmio, venceu por 4 a 2, na Vila Belmiro, no jogo de despedida de Neymar e Rafael, que vão para Seleção Brasileira Olimpíca e desfalcarão o time por oito jogos. Fechando os primeiros jogos, Vasco e Figueirense ficaram no empate por 1 a 1.
Quase se complica!
O São Paulo chegou a correr riscos desnecessários contra os reservas do Coritiba, neste domingo, no Morumbi, mas venceu por 3 a 1 e entrou pela primeira vez no G-4 do Campeonato Brasileiro, mantendo ainda os 100% de aproveitamento no seu estádio. Jadson, Maicon e Osvaldo marcaram os gols tricolores, enquanto Robinho, de pênalti, descontou. A torcida, tão crítica duas semanas atrás, até gritou ‘olé’ nos minutos finais.
Quando Ney Franco – que viu o jogo num camarote no Morumbi – assumir o comando técnico da equipe, na segunda-feira, vai encontrar o São Paulo no quarto lugar do Brasileirão, com 15 pontos, no máximo quatro atrás do líder. Já o Coritiba, que pensa na Copa do Brasil, está com sete pontos, em 16.º, beirando a zona de rebaixamento.
A partida marcou a despedida de Lucas, que vai se juntar à seleção olímpica do Brasil e só deve voltar na 17.ª rodada. Sem ele, o São Paulo faz clássico contra o Palmeiras, domingo que vem, às 18h30, na Arena Barueri. O Coritiba, que também tem próximo compromisso contra o Palmeiras, quarta, na decisão da Copa do Brasil, volta a campo pelo Brasileirão sábado, às 21h, contra a Ponte Preta, em Campinas.
A primeira vitória, a gente nunca esquece!
O Santos conquistou sua primeira vitória em grande estilo, ao derrotar o Grêmio por 4 a 2, neste domingo, na Vila Belmiro. Com dois gols de Felipe Anderson, um de Edu Dracena e outro de Neymar, a equipe do técnico Muricy Ramalho termina a oitava rodada da competição com oito pontos e fora da zona de rebaixamento.
A vitória santista vem em um momento delicado. Insatisfeito, o meia Ganso deve deixar a equipe e ir, possivelmente, para o Internacional. Nesse cenário, ganha destaque a figura de Felipe Anderson, eventual substituto do camisa 10 e autor de dois gols na partida deste domingo.
Mesmo assim, o duelo contra o Grêmio foi o último em que o técnico Muricy Ramalho pôde contar com Ganso, além de Neymar e Rafael. Os três jogadores foram convocados pelo técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, para a Olimpíada de Londres e se apresentam nesta segunda-feira.
Fred escreve seu nome na história do clássico!
Valeu pela festa e pela celebração de uma rivalidade rica em craques e em momentos inesquecíveis. Mas o jogo deste domingo entre Fluminense e Flamengo, no Engenhão, que marcou os 100 anos do clássico, foi muito pobre e não vai ficar no rol das grandes partidas entre os rivais. A vitória por 1 a 0 do Flu foi conquistada pela melhor qualidade de seus jogadores e pelas deficiências rubro-negras. Thiago Neves deu o passe e Fred fez seu primeiro gol em um Fla-Flu, em seis participações, visto por quase 40 mil pessoas.
No mais, o duelo centenário, sob forte chuva, não passou do nível da mediocridade e não fosse pela data histórica não seria lembrado nem por torcedores nem por jogadores de lado a lado.
Antes de a bola rolar, a banda dos fuzileiros navais executou os hinos dos clubes. Craques aposentados e artistas fizeram uma breve preliminar – reduzida por causa do tempo ruim. Particularmente os flamenguistas devem ter ficado nostálgicos. Após verem Junior, Leandro, Adílio e outros reeditarem os anos áureos do clube, foram obrigados a assistir a Renato Abreu, Amaral, Magal e Diego Maurício.
Jejum mantido!
O Figueirense continua com seu jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro. A série de resultados inexpressivos aumentou para sete com o empate deste domingo diante do Vasco, por 1 a 1, em Florianópolis, pela oitava rodada. O time carioca, por sua vez, perdeu a chance de reassumir a liderança provisória da competição.
Para piorar, o Vasco ainda perdeu uma posição, caindo para o terceiro lugar, com 17 pontos, ultrapassado pelo Fluminense. Já o Figueirense ainda sumiu um posto, para 15.º, com oito pontos.
Confira os resultados da 8.ª rodada:
Sábado
Botafogo 3 x 0 Bahia
Internacional 2 x 1 Cruzeiro
Atlético-GO 0 x 1 Náutico-PE
Domingo
Fluminense-RJ 1 x 0 Flamengo-RJ
São Paulo 3 x 1 Coritiba
Santos 4 x 2 Grêmio
Figueirense 1 x 1 Vasco da Gama
Ponte Preta 1 x 0 Palmeiras
Sport 1 x 1 Corinthians
Atlético-MG 2 x 0 Portuguesa