Após o depoimento dos dois adolescentes que apareceram em um vídeo ameaçando professores e alunos da Escola Estadual Felisbelo Freire, no município de Itaporanga D´Ajuda, o advogado Marcondes Oliveira afirmou que ato foi apenas uma brincadeira de adolescente. Os dois adolescentes foram ouvidos ontem (23) pela Promotoria de Justiça. (As informações do Jornal da Cidade Net)
Em defesa dos adolescentes, Marcondes Oliveira frisou que os dois não foram os responsáveis pelo arrombamento de duas escolas do município, mas apenas aparecem no vídeo, sem ter qualquer ligação com as escolas ou professores das unidades de ensino. “Eles não estudam em nenhuma das escolas alvo das depredações, um deles, inclusive, é analfabeto. Foi apenas uma brincadeira de mau gosto feita por meninos na fase da adolescência”, reforçou o Dr. Marcondes.
De acordo com a delegada Mariana Amorim, responsável pelas investigações do caso, disse que os dois adolescentes confessaram que são eles que aparecem no vídeo, mas não arrombaram as escolas. “Eles se dizem inocentes, mas as investigações vão dizer se isso é verdade ou não. Até o momento podemos dizer, somente, que houve o ato infracional de ameaça, mas tudo será apurado”, salientou a delegada.
Ainda segundo Mariana Amorim, os dois adolescentes, um de 16 e outro de 13 anos, foram liberados logo depois de prestarem depoimento e um terceiro já foi identificado. “Já temos algumas informações a respeito do terceiro adolescente, o que gravou o vídeo e não aparece nas imagens. Ele tem entre 14 e 16 anos e seria o único a ter ligação com escola, sendo estudante da Felisbelo Freire”, informou.
O vídeo
Os três supostos integrantes do denominado por eles como “Bonde do Menor”, aparecem no vídeo com os rostos encobertos por camisas. “A gente vai sair metendo nas escolas todinho (sic). Agora é o Bonde do Menor! Juliano eu vou te pegar… O psicopata voltou pra te pegar…” diz o trecho do vídeo com duração de um minuto e três segundos. “Esse daí vou pegar na saidinha e vou encher de bala”.
Na sequência do vídeo, o elemento que está gravando pergunta ao mais falante se terão outras invasões em escolas: “Falta quantas escolas ainda meu véio (sic)? Falta um bocadinho ainda. Nos interior (sic) ninguém vai dispensar parceiro, vai é tudinho. Nós vai (sic) pegar aluno por aluno. Os moleques revoltado chegou (sic)”, diz o integrante do “Bonde do Menor”.
O “Bonde do Menor”é suspeito de invadir duas unidades escolares no município de Itaporanga D´Ajuda na tarde da última terça-feira, 21. Eles entraram na Escola Felisbelo Freire e na creche Dr. Pedro Rubens, que funciona vizinho a Escola Felisbelo Freire, e levaram diversos objetos eletrônicos e merenda escolar. Além disso, praticaram atos de vandalismo. Eles ainda escreveram nas paredes ameaças a professores.