Com aumento das temperaturas neste período do ano e a proximidade do verão cresce também o número de freqüentadores nas praias sergipanas, especialmente as localizadas na Capital Aracaju. As praias da Atalaia e da Coroa do Meio são as mais procuradas e também as que registram o maior número de ocorrências, segundo informações do Grupamento Marítimo (GMAR) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.
De janeiro a outubro deste ano os Guarda-vidas realizaram 782 atendimentos, sendo a maior parte das ocorrências registradas em Aracaju. Além de atuarem em situações de afogamento, as equipes do GMAR também registram muitos atendimentos envolvendo crianças perdidas – ocorrência comum principalmente nos finais de semana e feriados -, além de vítimas de queimaduras por animais marinhos como caravelas e águas-vivas, dentre outros registros. Diariamente, os bombeiros sinalizam com placas e bandeirolas e permanecem em alerta nas áreas consideradas mais críticas para os banhistas.
De acordo com o capitão BM Eduardo, sub-comandante do GMAR, a praia da Coroa do Meio é a segunda mais freqüentada perdendo apenas para a Atalaia em fluxo de banhistas. Por estar localizada na foz do Rio Sergipe ela requer atenção especial por parte das equipes de guarda-vidas, tendo em vista a correnteza que é muito intensa no local, especialmente nos horários em que a maré está vazando.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Já na Praia de Atalaia, que recebe o maior número de frequentadores, o surgimento de buracos e valas em vários períodos do ano aumenta consideravelmente os riscos de afogamento, afirmou o Capitão Eduardo, destacando que a atenção dos guarda-vidas também é redobrada nesses locais.
Dicas
– Consulte o Guarda-vidas para saber as condições para o banho e para o surf antes de entrar na água.
– Se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar.
– Chame por socorro ou faça sinais se não conseguir sair da corrente.
– Nunca finja ter necessidade de socorro.
– Não superestime sua capacidade de nadar saindo para longe, a não ser que o percurso seja paralelo à praia e de fácil socorro.
– Observe sempre o movimento das crianças, mesmo quando o Guarda-vidas estiver por perto.
– Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar.
– Evite qualquer forma de vida marinha desconhecida ou agressiva.
Da SSP/SE