Neste sábado (10), o vice-governador Belivaldo Chagas participou da segunda noite de folia do Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho 2018. O evento, que já é tradição, acontece este ano de 9 a 13 de fevereiro, com novo conceito e uma estrutura diferenciada contando com quatro palcos instalados na avenida Barão de Maruim – entre a Praça da Bandeira e a rua Santa Luzia -, na região conhecida como coração da cidade.
Para o vice-governador, o evento é a celebração da cultura e da alegria do povo sergipano. “O Rasgadinho é uma festa que nasceu lá no passado e foi crescendo, ocupando os bairros e, hoje, a gente pode dizer que o Rasgadinho é a festa da cidade, é o carnaval que representa Sergipe. E este ano com a novidade que é o Festival de Ritmos, preservando o carnaval tradicional, mas também acolhendo outros ritmos como podemos acompanhar com a vasta programação”.
As atrações da segunda noite foram as bandas Água Viva, Água de Cheiro, Silvério Pessoa e as atrações nacionais Melanina Carioca e o sambista Diogo Nogueira. Ao todo, são 27 atrações, selecionadas via edital, como acontece todos os anos no período do carnaval. E este ano, o governo do Estado entra como realizador da festa, por meio do Ministério da Cultura, via Funarte.
“O estado está em festa e Aracaju também com esse grande evento, e nós queremos parabenizar aos organizadores do Rasgadinho, em especial ao deputado Robson coragViana pelaem de abraçar esse projeto. A expectativa é de que tenhamos um carnaval de paz, com tranquilidade, e o governo do Estado, na medida do possível, está apoiando o evento, principalmente com o apoio logístico, em especial com a Segurança Pública, para que as pessoas possam se dirigir pra cá tranquilas e curtir a festa com a família”, ressaltou o vice-governador.
Esse resgate das tradicionais festas de momo se mistura com outros ritmos como o forró, o samba e a MPB, durante os dias de folia. Para Robson Viana, um dos idealizadores da festa, é gratificante acompanhar a evolução e a proporção que o evento ganhou ano após ano. “Nosso carnaval vem crescendo a cada ano. Ver aquela brincadeira que começou na rua Riachão se transformar nessa festa linda com a avenida Barão de Maruim tomada de foliões é muito gratificante. Além da festa, essa dimensão do Rasgadinho ajuda a movimentar a economia do estado e o apoio logístico do governo do Estado este ano foi fundamental”, destacou.
A mesma satisfação é expressa por Cesar Viana, organizador da festa e presidente da Associação Cultural Rasgadinho (ACRA). “Estamos muito felizes com esses primeiros dias de festa. Graças a Deus deu tudo certo e a expectativa é muito grande para os próximos dias. E sem o apoio logístico do governo do Estado e da Prefeitura, seria impossível realizar este grande evento. Ficamos mais felizes ainda por perceber que o folião sergipano acreditou na festa, e ainda recebemos vários turistas, o que ajuda a fomentar a economia”.
Presenças
Também estiveram presentes na festa o presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo; a superintendente da Casa Civil, Conceição Vieira; e o diretor da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Cincinato Júnior.
Da ASN.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.