O Batalhão de Choque da Polícia Militar utilizou hoje, 10, as instalações da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), no bairro América, para o treinamento de 28 dos 150 policiais que integram a unidade. Eles aprimoraram as técnicas de agrupamento, uso de bombas de contenção, balas de borracha e sprays.
Segundo o comandante do Batalhão de Choque, major Flávio Ervilha, “o treinamento é realizado para que quando demandado por uma autoridade judiciária, consigamos manter e restabelecer a ordem pública, que pode ser em presídios, nas ruas, manifestações e reintegração de posse”.
O diretor da Egesp, Delmário Magalhães, explica que “o intuito é fazer a integração de todas as forças de segurança, inclusive Força Nacional já solicitou local para fazer o treinamento”.
A Egesp tem um planejamento de cursos para o ano de 2017 e vai inaugurar no final deste mês o Centro de Treinamento e ao mesmo tempo disponibilizar um novo site para maior facilidade dos agentes e policiais se inscreverem nos cursos e obterem o certificado.
Após a autorização do secretário Cristiano Barreto um dos cursos que serão realizados e disponibilizados pela Egesp será de instrutor de tiros com credenciamento pela Polícia Federal. serão enviados também alguns servidores para a participação no curso de armeiro.
Na próxima segunda-feira, 13, às 8 horas da manhã, será realizado um teste de aptidão física com os agentes e guardas prisionais candidatos para o curso de intervenção prisional que será realizado em Brasília com o Grupo de Operações Especiais local da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DEPOE). Quando retornarem a Sergipe, esses candidatos irão compor a equipe tática do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) e multiplicar as informações com os demais servidores.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Antônio Carlos Garcia, da Assessoria de Imprensa