Marina Fontenele, do G1 SE
Por volta de 8h30 desta quinta-feira (18) uma embarcação de pesca profunda tombou no mar da Praia dos Artistas, no bairro Coroa do Meio em Aracaju, em Sergipe. Um homem que estava fazendo exercícios físicos na areia percebeu o que aconteceu e imediatamente acionou o Centro Integrado Operações de Segurança Pública (Ciosp). Os oito tripulantes foram resgatados com vida e sem ferimentos por outra embarcação de pesca que estava próximo do local, que fica a cerca de um quilômetro da costa da praia mais perigosa do estado.
A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar que guarda o litoral da capital foi imediatamente deslocada para a região do incidente.
“Quem trabalha no mar geralmente é um nadador experiente e mesmo assim todos se preocuparam em colocar o colete salva-vidas porque sabem que a área onde estavam é de grande risco.
A região da Praia dos Artistas é a mais perigosa de Sergipe e uma das piores do Brasil. Se o socorro demorasse provavelmente haveria algum afogamento, pois a correnteza no local é muito forte e puxa para um canal com mais de seis metros de profundidade. Eles tiveram sorte, pois a correnteza ali é fatal”, explica o sargento Wagner Uchoa Dias, mergulhador dos Bombeiros.
A Marinha vai investigar o que aconteceu. “Pode ter havido falha mecânica, mas também há a hipótese de que o marinheiro estava manobrando e uma onda forte virou o barco de modo que ele ficou emborcado”, relata Wagner.
Os Bombeiros foram até o local do incidente, amarraram os objetos que ficaram à deriva e sinalizaram o barco com uma bandeira preta. O proprietário da embarcação é quem deve se responsabilizar pela retirada do mar.