Os bancos de leite humano de Sergipe estão com baixo estoque e precisando urgentemente de mais doações. Preocupada com a sobrevivência dos bebês recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados nas maternidades, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está fazendo uma mobilização para incentivar as mães que estão amamentando a fazerem doação.
“Estamos precisando com urgência de mais doações de leite materno. Os bancos estão com baixa no estoque e isso é muito preocupante porque temos bebês internados que necessitam do leite para a sobrevivência. Toda mulher que está amamentando é uma possível doadora de leite materno e para doar ela só precisa ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Precisamos que as mães se conscientizem sobre a importância da doação porque este gesto pode fazer a diferença na vida de muitos bebês”, disse Helga Muller, da Área Técnica Materno-Infantil da SES.
Helga conta que os Bancos de Leite Marly Sarney, que fica em Aracaju, e o Zoed Bitencourt, de Lagarto, são os que estão com os estoques mais baixos e precisando de mais doadoras. Ela ressalta ainda que o leite materno influencia diretamente na recuperação e promove um desenvolvimento mais rápido dos bebês internados.
“O leite humano é o melhor alimento para os recém-nascidos prematuros e bebês de baixo peso que estão internados nas maternidades. Ele possui todos os nutrientes, protege os bebês de infecções e contribui muito mais para a recuperação e o desenvolvimento dos bebês do que os leites artificiais. Por isso, mais uma vez, chamamos a atenção das mamães e pedimos que elas entrem em contato com os bancos de leite para receber orientações e se tornarem doadoras. A doação de leite materno salva vidas”, frisa Helga.
Bancos
Em Sergipe há três bancos de leite humano e dois postos de captação. As mães que desejarem ser possíveis doadoras podem procurar o Banco de Leite Marly Sarney, que fica no bairro Capucho, no complexo do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism); o Banco de Leite Zoed Bitencourt, que fica no município de Lagarto, anexo à Maternidade Zacarias Júnior, cujo telefone é o 3631-2723; o Banco de Leite Irmã Papel, em Itabaiana, que possui o telefone 3432-2500; o posto de captação que fica na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) ou o outro posto localizado dentro da Maternidade Santa Isabel.
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigorosos controles de qualidade, antes de ser ofertado a uma criança. E para se ter uma ideia, um pote de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN