A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que atende gestantes em situação de risco, já está articulando ações alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que a acontece a partir da próxima segunda- feira, 1º de agosto, com a campanha da doação de frascos de vidro, que tem a função de armazenar o leite humano que são doados ao Banco de Leite Humano Marly Sarney.
Para doar os recipientes, os pontos de coleta estão localizados na Secretaria do Estado da Saúde (SES), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o Banco de Leite Marly Sarney (BLH) e no Ambulatório de Recém Nascidos de Alto Risco (Follow UP). A gerente do banco, Magda Solange Dória explica qual frasco ideal.
“É aquele que vem de algum rótulo alimentício que compramos no supermercado e que vem em um vidro com tampa de plástico, são esses frascos os apropriados para o armazenamento do leite humano doado porque não acumulam cheiro nem resíduos. É um material perfeito para guardar o leite materno no freezer antes e depois da pasteurização feita pelo banco de leite”, explica Magda.
Ainda de acordo com a gerente, a MNSL possui uma demanda importante que precisa suprir relacionada à coleta dos frascos de vidro. “Pensando nisso, abrimos uma campanha de doação de frascos de vidro que vai até dezembro de 2018 e que tem o ponto- chave na próxima semana com alguns pontos de coleta. Os frascos são importantes para armazenar o leite auxiliando a salvar vidas”, evidencia.
Processo de higienização
Magda explicou, ainda, que assim que chegam as doações, esse frasco é lavado com detergente neutro, colocado no hipoclorito de sódio, em seguida é lavado novamente e passa por processo de lavagem várias vezes porque não pode ter nenhuma impureza ou mancha. Depois vai para o processo de secagem, é embalado e passa para a de esterilização que vai tirar toda possibilidade de impurezas e resíduos desse frasco.
“Entregamos o frasco para as mães vazios e ensinamos para elas a técnica da retirada do leite. Ela congela esse leite e vamos buscá-lo na casa dela. Após pasteurizado, ele é entregue para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Esse leite é controlado por nutricionistas e médicos para que a criança só receba o alimento de forma adequada”, explica a gerente do banco de leite.
Pontos de coleta
– Secretaria do Estado da Saúde (SES)
Centro Administrativo Gilvan Rocha, Av. Augusto Franco
– Maternidade Nossa Senhora de Lourdes ( MNSL)
Av. Pres. Tancredo Neves, 5.700
Tel: (79) 3225-8650
– Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH)
Rua Variante Dois, 401, Capucho
Tel: (79) 3226-6335
– Ambulatório Follow UP
Rua Variante Dois, 401, Capucho
Tel: (79) 3226-6335
ASCOM SES