O Banco de Leite Humano ‘Marly Sarney’ está encontrando dificuldades para manter o seu estoque e, com isso, atender à demanda que possui e trabalhando com o estoque de leite abaixo do necessário. Das 544 mães doadoras restam apenas oito doadoras cadastradas.
“Para atender nossa demanda, precisaríamos de, no mínimo, 30 doadoras. Como esse é um ato voluntário, solidário e espontâneo, temos dificuldades em conseguir doação, principalmente porque algumas mulheres ainda não conhecem o BLH e têm medo que seu leite diminua”, disse a gerente do BLH, Hélia Karla Agapito.
De acordo com a Hélia Karla, a doação de leite humano é fundamental para garantir melhores resultados na recuperação dos prematuros. “Sempre precisamos de doações. Trata-se de uma situação preocupante e que só pode ser revertida com a doação”, conclama a gerente do BLH, Hélia Karla Agapito.
Carline Rabelo, assessora técnica da MNSL e neonatologista, pede ajuda das mães sergipanas para reabastecer o estoque da instituição. “Necessitamos urgente aumentar o número de doadoras, pois os nossos bebês precisam deste alimento,” lamenta.
Segundo Luís Eduardo Correia, superintendente da MNSL, a doação de leite também traz benefícios para a mulher, que pode evitar inflamação nos seios, a chamada mastite. “Quando a mãe produz muito leite, e o bebê não mama, ela pode ter uma inflação. Quanto mais tirar [o leite], menor a possibilidade de ter.”
O leite materno é o alimento mais completo para a criança, possui todos os nutrientes necessários e fornece proteção contra muitas doenças. O reduzido número de doadoras de leite humano influencia diretamente no desenvolvimento dos bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da MNSL.
Doação
Para doar o leite humano, as mães devem dirigir-se ao Banco de Leite “Marly Sarney” portando o Cartão da Gestante ou os exames pré-natal. No local, elas recebem as orientações de como retirar e conservar o leite materno. Na unidade, ela receberá o material necessário para a coleta. Após essa fase inicial, o banco se encarrega de buscar periodicamente o leite na residência de quem doa.
O Banco de Leite também precisa da doação de frascos de vidro com tampa plástica, itens geralmente usados pela indústria na comercialização de café solúvel. O material é utilizado para acondicionar o leite pasteurizado.
*Com informações da assessoria de imprensa do banco de leite