Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira, 7, na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. A aeronave transportava duas pessoas no momento do acidente, que morreram no local.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que mais seis pessoas ficaram feridas, duas delas de forma mais grave: um motoqueiro que foi atingido por uma peça e uma senhora que estava no interior do ônibus atingido pelo avião ao cair. Quatro vítimas leves foram socorridas para hospitais da região.
De acordo com as informações divulgadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, o copiloto era Márcio Carpena, advogado, palestrante e professor de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre.
Carpena, como era conhecido, era casado com Francieli Rozales e deixa três filhos. Nas redes sociais, ele dizia que ajudava e motivava pessoas a verem o mundo de uma forma diferente, além de buscar auxiliar na construção de uma sociedade mais “doce, verdadeira e próspera”.
Entre 2003 e 2009 ele presidiu a Academia Brasileira de Direito Processual Civil.
Até a última atualização desta reportagem não foi confirmada a identidade do piloto e nem o que pode ter causado o acidente.
![](https://senoticias.com.br/se/wp-content/uploads/2025/02/Advogado-morto-se-noticias.jpg)
Advogado Márcio Carpena em foto publicada nas redes sociais – Foto: Reprodução/Redes Sociais / Reprodução
No local, a reportagem do Terra percebeu um cheiro forte de querosene nos arredores. As vias que ficam nas proximidades do lugar do acidente foram interditadas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou sobre o acidente, por volta das 9h, em uma rede social. Ele detalhou que as vítimas do acidente eram o piloto e o copiloto, sem divulgar suas identidades.
O prefeito Ricardo Nunes lamentou o ocorrido e disse ter disponibilizado todas as estruturas de atendimento para socorro às vítimas. “Funcionários da Defesa Civil, SAMU, além de agentes de trânsito e do setor de transporte, estão no local juntamente com homens do Corpo de Bombeiros para atuar no resgate das vítimas.”
A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15, caiu na avenida pouco tempo depois, bateu em um ônibus e pegou fogo. O avião tinha como destino Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Segundo o capitão Maycon Cristo, sete viaturas do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas para o local. “Maior preocupação é controlar o incêndio. Teve combustível espalhado pela via e a nossa preocupação era evitar uma tragédia maior”, disse o capitão à TV Globo.
Por meio das redes sociais, o Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, informou que, além do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica apoiam a ocorrência.
As autoridades ainda não informaram as possíveis causas do acidente. Mas a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que investigadores já foram acionados para a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias.
“A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Portal Terra