Os 6.305 alunos aprovados no processo seletivo do Pré-Universitário participam nesta segunda-feira, 13, do início das aulas nos 39 polos distribuídos em todo o estado. Em Aracaju, no polo Tobias Barreto, são 260 alunos, sendo 130 de manhã e 130 pela tarde.
De acordo com a coordenadora do polo, Tatiana Ferreira de Oliveira, o curso está bem estruturado para atender às necessidades dos alunos. “Estamos com novo formato devido ao Enem, com material novo, professores muito bem preparados e toda a estrutura organizada para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio. As expectativas são ótimas e acredito que não vai haver nenhuma dificuldade”, explicou.
A professora de português e inglês, Alessandra Aragão, destacou a metodologia que irá utilizar para preparar os estudantes. “Para essa nova proposta do vestibular com o Enem nós iremos incentivar bastante a leitura, além de música e pintura. É importante trabalhar essa intertextualidade entre essas variantes artísticas”, afirmou.
Empolgação
Os estudantes se mostraram bastante empolgados com o início das aulas e com boas expectativas. “Ouvi comentários de muitos alunos dizendo que o curso era ótimo; que estava aprovando muita gente, por isso eu decidi me inscrever no Pré-Universitário”, disse Cleones Firmino, que pretende fazer vestibular para Engenharia Civil.
Já Michele Santos, que vai fazer vestibular para Ciências Biológicas, disse que procurou o Pré-Universitário por indicação de uma amiga. “Ano passado fiz cursinho particular e não consegui passar na UFS. Uma amiga minha me indicou, porque ela também fez e foi aprovada, por isso hoje estou aqui”, afirmou.
A aluna Maria Aparecida Santos de Souza declarou que está bastante satisfeita com o curso. “Primeiramente pelas condições que o governo oferece, e em segundo lugar pela qualidade muito boa do ensino”, explicou ela, que ainda vai decidir para qual curso irá prestar o vestibular.
Já o estudante Douglas D´Cláudio elogiou bastante o curso e disse estar confiante na preparação que terá para o vestibular. “O Pré-Universitário é bem requisitado, tem grande prestígio, conheço muita gente que já conseguiu vagas na UFS devido à qualidade dessa instituição. E minha expectativa agora é conseguir uma vaga no curso de Odontologia da UFS”, disse.
Sucesso
O sucesso do Pré-Universitário vem se confirmando a cada ano, com o crescimento da disputa para conseguir uma vaga. Segundo o assessor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Jason Reis, a grande procura deve-se aos bons resultados obtidos nos últimos vestibulares. A rede pública estadual de ensino aprovou nos vestibulares de 2012, 3.733 alunos, sendo 2.703 na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Ascom/Seed