Espanha – Após 18 anos, o Atlético de Madrid pode enfim soltar o grito que estava entalado na garganta: o de Campeão Espanhol. Porém, a tarefa não foi fácil. Apesar de liderar a competição na reta final, a equipe Colchonera só garantiu o título ao empatar por 1 a 1 com o seu maior rival no torneio, o Barcelona, em confronto direto no Camp Nou pela última rodada do torneio.
A equipe de Madrid, porém, não terá muito tempo para comemorar. No próximo domingo, o Atlético decide a Liga dos Campeões contra o seu maior rival citadino, o Real, em confronto que será realizado em Portugal.
O JOGO
Precisando vencer o confronto direto para ser campeão, o Barcelona praticamente dominou toda a primeira etapa. Bastante nervoso com a responsabilidade de quebrar um tabu histórico, o Atlético começou o jogo muito nervoso e ainda contou com a falta de sorte. Com apenas 21 minutos, Arda Turan e Diego Costa sentiram contusões e tiveram que deixar a partida, deixando a batalha ainda mais complicada.
Mais experiente, o Barcelona sentiu a oportunidade do título chegar e abriu o placar. Aos 33 minutos, Messi ajeitou com o peito para Alexis Sánchez, que acertou um belo chute no ângulo, sem chances de defesa para o goleiro Courtois. O gol do Barça fez o time de Madrid acordar para o jogo e no fim da primeira etapa, os visitantes quase empataram em jogadas de bola parada.
No intervalo, Diego Simeone, técnico e um dos maiores responsáveis pelo bom momento vivido pelos Colchoneros deu instruções que mudaram totalmente a postura da equipe para o segundo tempo. Após uma boa na trave de David Villa com um minuto, os visitantes chegaram ao gol do título, logo depois. Após cobrança de escanteio, o zagueiro uruguaio Godín subiu e empatou o jogo.
O treinador Tatá Martino tentou dar um sopro de esperança a torcida do Barça com a entrada de Neymar e Xavi, mas apesar da pressão, o título já tinha dono e o Atlético de Madrid conseguiu se segurar e garantir a conquista merecida. A taça para a equipe Colchonera quebrou um jejum de dez anos de domínio da dupla Real e Barcelona. A última conquista de ‘intrusos’ havia sido do Valencia em 2004.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
O DIA.com.br