Os colégios estaduais Dr. Milton Dortas (Simão Dias) e Quilombola 27 de Maio (Porto da Folha) também ficaram em posição de destaque em outros dois contextos diferentes, alcançando a quarta e sétima posições, respectivamente.
Apresentado nesta terça-feira, 4, em coletiva de imprensa com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, na sede do Ministério da Educação (MEC), o sistema de divulgação das notas por escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já está disponível para consulta pública.
Os resultados do Enem por Escola contemplam as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%.
Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos.
Para análise dos resultados, os quatro indicadores que devem ser considerados são: o Indicador de Nível Socioeconômico (INSE), relacionado aos alunos; e o Porte, o Indicador de Formação Docente e o Indicador de Permanência do Aluno, relacionados às escolas.
Atheneu
Quando consideradas as escolas de grande porte (com mais de 91 alunos matriculados no ensino médio regular seriado), com indicador de permanência elevada (80% ou mais dos alunos participantes fizeram todo o ensino médio na escola em que se encontravam matriculados em 2015), e Indicador de Nível Socioeconômico Médio, o Colégio Estadual Atheneu Sergipense obteve a melhor média geral no país, com 551,64 pontos.
Milton Dortas
Em outro contexto de análise, que também considerou as escolas de grande porte e com indicador de permanência elevada, mas com Indicador de Nível Socioeconômico Baixo, o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, localizado no município de Simão Dias, ficou com a quarta melhor média geral, alcançando os 505,59 pontos.
27 de Maio
Localizado no povoado Mocambo, no município de porto da Folha, o Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, aparece entre as sete melhores, com média de 409,44, quando os indicadores considerados foram a alta permanência, em escolas de pequeno porte (com 1 a 30 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio regular seriado), e com Indicador de Nível Socioeconômico Baixo.
“É com imensa alegria que mais uma vez Rede Estadual de Ensino se destaca em índices nacionais – agora com o resultado do Enem 2015 -, a exemplo do ocorreu ano passado com o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, em Itabi, com a conquista do Prêmio de Gestão Escolar”, enfatiza o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
De acordo com a chefe do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação (SEMED/DED/Seed), Gilvânia Guimarães, esse resultado comprova a eficácia das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação no âmbito do ensino médio, como o programa Pré-universitário, coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional.
“Para os alunos que cursaram a última série do ensino médio na rede estadual, a Seed realizou simulados, aulões de revisão, palestras institucionais, oficinas de redação e diversas outras atividades em sala de aula que condizem a este exitoso resultado”, ressalta Gilvânia.
Ainda de acordo com ela, os trabalhos direcionados e com foco nos resultados, realizados por professores e gestores na rotina escolar, possibilitaram que os estudantes da rede pública estadual alcançassem estes resultados de destaque entre as quase 15 mil escolas do Brasil incluídas neste sistema de divulgação de notas do Enem.
Resultados
Os resultados contabilizam os 1.212.908 estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular, declarados no Censo da Educação Básica de 2015 e que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de redação do exame no ano passado, recebendo nota maior que zero nas objetivas e não tendo sido eliminados da redação.
O desempenho dos alunos subiu em Redação e em Ciências Humanas, mas caiu em Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Natureza e suas Tecnologias.
Indicadores
Toda e qualquer comparação entre escolas pertencentes a contextos diferentes sem a devida ponderação entre o desempenho e os diferentes fatores intra e extra escolares a ele associados é considerada indevida.
O Indicador de Nível Socioeconômico possibilita, de modo geral, situar o público atendido pela escola em um estrato ou nível social, apontando o padrão de vida referente a cada um de seus estratos. Esse indicador é calculado a partir da escolaridade dos pais, da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos.
O Porte da Escola é definido pela quantidade de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular. Já o Indicador de formação docente está relacionado aos docentes com formação superior em licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído.
Os dados utilizados são os fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do Censo Escolar da Educação Básica. O Indicador de Permanência na Escola apresenta o percentual de participantes que cursaram todo o ensino médio na mesma escola em que se encontravam matriculados em 2015, de acordo com o Censo Escolar.
Teoria de Resposta ao Item
Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem nas provas objetivas é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala.
Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala própria. Já a correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação;elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Clique aqui para ver a apresentação dos resultados
Clique aqui para acessar o sistema de resultados
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Seed