O governador do Estado em exercício, Jackson Barreto de Lima, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, convidam a imprensa sergipana para solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções com a Amsia Motors, grupo de capital árabe, o qual objetiva construir uma montadora de carros em Sergipe, com investimentos estimados em R$ 1 bilhão.
O empreendimento industrial deverá produzir veículos automotores híbridos e elétricos, com expectativa de gerar aproximadamente quatro mil empregos diretos. Solenidade acontece a partir das 11h desta quinta, 27, no Palácio Museu Olímpio Campos, Centro de Aracaju.
A assinatura do protocolo culmina uma extensa agenda composta por uma série de reuniões realizadas no Estado desde 10 de junho entre representantes da Amsia Motors, membros do Governo do Estado e representantes de instituições do Governo Federal, a exemplo do Ministério das Relações Exteriores, BNDES, MDIC e APEX-Brasil, Sudene, ABDI. Durante o período, foram apresentadas as potencialidades de investimento no Estado. A unidade de Sergipe será a primeira fabril própria da Amsia.
A Amsia Motors buscará na compra/aquisição de bens e serviços, inclusive os de engenharia, e na aquisição de insumos e matérias primas dar preferência a estabelecimentos e a fornecedores localizados em território sergipano, apoiando a economia do Estado e aproveitando plenamente os benefícios fiscais disponíveis. A Empresa, sempre que possível, efetuará a contratação de funcionários residentes no Município e no Estado.
O presidente da empresa, Mustafá Ahmed, e o príncipe saudita Faisal Al Saud, investidor do grupo, chegaram ao país no fim de semana para acertar os últimos pontos do protocolo de intenções para a realização do projeto, que será instalado no município de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju.
Também estão em discussão os incentivos fiscais a serem concedidos ao projeto, assim como o financiamento, que poderá vir de fontes como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Banco do Brasil e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), informa o secretário de desenvolvimento econômico de Sergipe, Saumíneo Nascimento.
Segundo ele, uma vez assinado o protocolo, a expectativa é que as obras sejam concluídas em um prazo de 14 meses – ou seja, no início do segundo semestre do ano que vem. De acordo com Nascimento, o plano da Amsia é primeiro produzir carros de passeio para, numa segunda etapa, ampliar a produção para ônibus e implementos agrícolas.
Na última semana, o diretor da área internacional da Amsia Motors, Moeth Ahmed, apresentou aos membros do Governo do Estado e Governo Federal o perfil da companhia, trajetória, missão, objetivos e seus produtos.
Agência Sergipe de Notícias