Por Joedson Telles – Universo Político
Os três Projetos de Lei do Executivo para contrair empréstimo de R$ 727 milhões são rejeitados
Na manhã desta quarta-feira 5, os três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, que solicitavam à Assembleia Legislativa o aval para que o Estado contraísse um empréstimo no valor de R$ 727 milhões junto ao Governo Federal, via Proinveste, foram rejeitados pela maioria dos deputados.
Antes de a votação ser iniciada, o deputado estadual Francisco Gualberto(PT) apelou para que a presidente da Casa, Angélica Guimarães (PSC), retirasse o projeto de pauta, e recolocasse-o na sessão de amanhã, quinta-feira 6. Argumentou que a bancada do governo estava sem dois deputados na Casa – Conceição Vieira (PT), que está em viagem, e Luís Mitidieri, que está doente.
“Não que os dois sejam multiplicados por quatro, mas que tenhamos as duas bancadas completas na Casa. Não tem como alterar o quadro. Amanhã os dois estarão presentes. Mitidieri mesmo doente”, explicou Gualberto. “Quando o bom senso não vale mais, o ser humano está fracassado.”
A deputada Angélica Guimarães, por sua vez, lembrou que foi muito cobrada para colocar os projetos em votação no plenário, mesmo com as matérias ainda tramitando nas comissões como obriga o regimento da Casa. A presidenta lembrou que sempre prometeu que o faria tão logo os projetos tramitassem e chegassem em suas mãos.
Angélica também explicou que a deputada Conceição Vieira disse que retornaria a Sergipe na terça-feira. “Conversei para que ela voltasse hoje, mas ela disse que não poderia. Amanhã, outros têm compromissos também”, justificou, mantendo os projetos em pauta. “Fui muito cobrada e disse que disse que votaria quando chegasse às minhas mãos.”
O vice-líder da oposição na Casa, Augusto Bezerra (DEM), ratificou as palavras de Angélica Guimarães. “Têm três parlamentares que vão se ausentar amanhã para tratamento de saúde. Eu mesmo. E quem está com a passagem comprada?”, indagou.
Da redação Universo Político.com