O número de assaltos a ônibus em Aracaju e Região Metropolitana apresentou redução expressiva em 2019 se comparado aos últimos quatro anos. Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp) de janeiro a novembro deste ano a queda corresponde a 45% nas ações criminosas em relação ao mesmo período do ano passado, um resultado positivo para as mais de 220 mil pessoas que utilizam o transporte público diariamente.
De acordo com as estatísticas, foram registradas 1.628 ocorrências em 2016, contra os 991 casos em 2017, e 508 em 2018, caindo expressivamente para 277 de janeiro a novembro de 2019. Nesse mesmo mês, foram notificados 22 assaltos considerando os 116 no mesmo período em 2016.
Para reduzir ainda mais os índices, as forças de segurança pública reforçarão as estratégias de repressão ao crime através de patrulhamento ostensivo nos terminais de integração, abordagens dentro dos veículos e acompanhamento intensivo das imagens das câmeras de monitoramento dos ônibus. A tecnologia e a rapidez no fornecimento desses vídeos pelas empresas operadoras do transporte coletivo também são fundamentais para reforçar a segurança nos ônibus.
“Buscamos alternativas no sentido de alcançarmos essa redução significativa no número de assaltos seja através da intensificação do monitoramento de câmeras e, sobretudo, com o planejamento estratégico efetuado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado”, afirma Alberto Almeida, presidente do Setransp.
Com informações do Setransp
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook