A corrente majoritária Articulação Unidade na Luta/Construindo um Novo Brasil (CNB), em Sergipe, oficializou, neste sábado (15), o lançamento da pré-candidatura de Silvio Santos à Presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no período 2013-2017. A escolha pelo nome do atual secretário de Estado da Casa Civil conta com o apoio do governador Marcelo Déda, do ex-senador José Eduardo Dutra, do deputado federal Márcio Macêdo e da deputada estadual Conceição Vieira. Silvio Santos é, atualmente, presidente licenciado do PT Estadual.
Um dos coordenadores da “Articulação Unidade na Luta”, Genivaldo Santos, o Vadinho, explica que a corrente reuniu quadros políticas, dirigentes e lideranças de 35 diretórios municipais neste sábado, quando definiu, de forma unânime, pelo nome de Silvio Santos para disputar o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, que ocorrerá em outubro. “O lançamento da pré-candidatura de Silvio dá a ele toda a liberdade para procurar as outras forças do partido em nome da unidade do PT”, afirma.
O coordenador nacional de Juventude do Diretório Nacional do partido, Jefferson Lima, veio a Sergipe, para participar da reunião representando a Direção Nacional do PT e a corrente Construindo um Novo Brasil para dar apoio à pré-candidatura de Silvio Santos.
Em um manifesto para os militantes do partido, a corrente “Articulação Unidade na Luta” afirma que “o nome do companheiro Silvio Santos dispensa aos que lhe conhecem qualquer apresentação, no entanto é importante ressaltar sua competência enquanto dirigente partidário que protagonizou a recondução do projeto do PT ao governo estadual em 2010, como também na condição de gestor público comprometido com as transformações significativas da política nesse Estado, desempenhando tarefas importantes no Governo, orientado pelos princípios partidários do PT com solidez na Ética, Fidelidade Partidária, na defesa de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática; e na supremacia dos interesses partidários sobre os interesses particulares”.
No documento, o agrupamento diz ainda que o PT “não pode perder a expectativa que, em 2014 o que está em jogo é a continuidade de um projeto que tem dado certo em Sergipe, e coloca como centralidade a capacidade de fortalecer um bloco progressista amparado nos movimentos sociais e populares e em todos os setores comprometidos com o fortalecimento do Estado. “Nesta direção, nós, militantes da Articulação Unidade na Luta/CNB, indicamos o nome do companheiro Silvio Santos como Pré-Candidato a Presidente Estadual do PT, por esta corrente, com a liberdade e o compromisso de discutir com as demais forças do partido a construção do projeto que aponte para a unidade partidária na perspectiva de fortalecimento do PT, tendo em vista os novos desafios que se apontam a partir de 2014”, reforça.
Abaixo o manifesto na íntegra:
Manifesto da Articulação Unidade na Luta/CNB
As vitórias eleitorais do campo democrático-popular liderado pelo PT e pela sua maior liderança, o companheiro Marcelo Déda, em 2000 em Aracaju e em 2006 em Sergipe redefiniram o cenário político do Estado na medida em que o Partido dos Trabalhadores passou a assumir o poder Executivo e a formular políticas públicas de inversão de prioridades, tendo como eixos a inclusão social e execução de obras estruturantes, medidas responsáveis pelo crescimento econômico verificado nos últimos anos, com geração de milhares de empregos, redução da pobreza e da desigualdade social.
Ao mesmo tempo o partido amplia sua política de alianças e se consolida como protagonista na política sergipana passando a hegemonizar o bloco de aliados, fundamentalmente com o PSB, PMDB e PCdoB. No entanto, o próximo PED trará desafios para a militância e para os novos dirigentes, pela primeira vez em mais de uma década, o PT poderá deixar de ser protagonista na disputa eleitoral em 2014, o que exigirá do partido internamente, uma estratégia política com base programática suficientemente capaz de promover alto grau de unidade e mobilização da militância e externamente a capacidade de ampliar o diálogo e de agregar as forças políticas num grande bloco de alianças.
Não podemos perder a expectativa que, em 2014 o que está em jogo é a continuidade de um projeto que tem dado certo em Sergipe, e coloca como centralidade a nossa capacidade de fortalecer um bloco progressista amparado nos movimentos sociais e populares e em todos os setores comprometidos com o fortalecimento do estado.
Nesta direção, nós, militantes da Articulação Unidade na Luta/CNB, indicamos o nome do companheiro Silvio Santos como Pré-Candidato a Presidente Estadual do PT, por esta corrente, com a liberdade e o compromisso de discutir com as demais forças do Partido a construção do projeto que aponte para a unidade partidária na perspectiva de fortalecimento do PT, tendo em vista os novos desafios que se apontam a partir de 2014.
O nome do Companheiro Silvio Santos, dispensa aos que lhe conhecem qualquer apresentação, no entanto é importante ressaltar sua competência enquanto dirigente partidário que protagonizou a recondução do projeto do PT ao governo estadual em 2010, como também na condição de gestor público comprometido com as transformações significativas da política nesse Estado, desempenhando tarefas importantes no Governo, orientado pelos princípios partidários do PT com solidez na Ética, Fidelidade Partidária, na a defesa de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática; e na supremacia dos interesses partidários sobre os interesses particulares.