O Arraiá do Limpa Nome, que é promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos e Cidadania (Nupemec), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), continua até esta quinta-feira (05). O evento é uma oportunidade para consumidores que estão com o nome no SPC/Serasa quitarem suas dívidas. Em algumas negociações, a redução do valor a ser pago chegou a 75%.
Participam do evento – que acontece no Arquivo Judiciário, no bairro Capucho – as empresas Americanas, G.Barbosa, Unit, Banese, Banese Card, Banco do Brasil, Tyressoles, Ceape, Polishop e Submarino. Somente dois dos participantes somam cerca de 600 mil inadimplentes em Sergipe, inscritos no SPC e Serasa. Cada empresa tem um estande no Arquivo do Judiciário onde os consumidores que tiverem dívidas a negociar são atendidos. Apenas o Banco do Brasil permanece em sua agência localizada no Fórum Gumersindo Bessa.
Também foi elaborada uma programação que visa orientar a população sobre consumo consciente, inclusive com a distribuição de cartilhas para adultos e crianças. No primeiro dia do evento, um dos palestrantes foi Wenderson Wanzeller, consultor econômico que tem um quadro sobre direitos do consumidor na internet, o Doutor Grana. “Eu coloco as questões do dia a dia do consumidor e do correntista de forma bem coloquial e ainda mexo com humor dando exemplos. Isso faz com que eles entendam e assimilem. Na palestra, procurei falar, entre outras coisas, das armadilhas que o consumidor enfrenta, dando algumas dicas”, relatou Wenderson.
A programação completa está no www.tjse.jus.br.