Sergipe 247 – O ex-prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha, que preside o nanico PRP em Sergipe, anunciou nesta quarta-feira (23) que apoiará a candidatura do senador Eduardo Amorim (PSC) a governador do Estado. Em coletiva, acompanhado de todas as lideranças do agrupamento da oposição, Armando disse que optou por apoiar Amorim com o objetivo de “reerguer São Cristóvão”. Já a esposa dele, a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha Farias, do PSB, declarou que segue a orientação política do marido, tanto que chegou a afirmar que seu partido é o “PAB, Partido Armando Batalha”.
A declaração de apoio a Amorim ocorre 23 dias depois do mesmo Armando Batalha realizar dois discursos muito efusivos em defesa da candidatura do governador Jackson Barreto (PMDB), a quem não poupou elogios. Segundo Batalha, tanto em seu discurso na convenção do PMDB quanto no ato do PSB, ambos em 30 de junho, Jackson Barreto é “homem do povo” e tem feito uma administração voltada para os mais pobres.
Na ocasião, o mesmo Armando Batalha reclamou das pressões que Edivan e Eduardo Amorim teriam feito contra a Direção Nacional do seu partido para que o PRP em Sergipe passasse a integrar a oposição. Mas, segundo Batalha, nos discursos que fez em 30 de junho, ele resistiu às pressões para se manter ao lado do melhor projeto para o Estado, que há menos de um mês, era o de JB. O que mudou, Batalha?
Ao declarar apoio a Amorim, o ex-prefeito também se descola do seu líder político, o senador Valadares, que integra atualmente a base governista e cujo partido, o PSB, indicou o candidato a vice-governador na chapa de Jackson Barreto, o ex-secretário da Educação Belivaldo Chagas.
No entanto, o PRP oficialmente continua na base do governador, pois assim consta no documento de registro entregue ao Tribunal Regional Eleitoral.
De acordo com alguns setores da imprensa, a decisão de Batalha em mudar de lado residiu no fato do PDT, partido liderado pelo prefeito Fábio Henrique, ter sido inserido na chapinha governista, o que prejudicaria os planos do PRP de eleger Armando Batalha Filho como deputado estadual, tanto que o ex-prefeito anunciou a desistência da candidatura do filho na semana passada.
Na edição desta quarta (23), em seu blog no Portal Infonet, o jornalista Cláudio Nunes comenta a decisão de Armando Batalha e afirma que deserção do ex-prefeito é positiva para o governador Jackson Barreto. “Já em São Cristóvão, a investida sobre o líder Armando Batalha pode ocasionar em sérios prejuízos, adversários torcem para que Armando declare apoio a Amorim, enquanto os aliados imploram para que Amorim não aceite esse apoio, falam que o desgaste de Armando é tão grande junto à população, que nenhum dos dois lados o desejam no palanque. Jackson parece já ter se livrado a tempo”, afirma.