“O meu bloco é o Aratu, é pequeno, mas é vermelho…anda na rua sem ter medo de siri, de caranguejo e guaiamum”. Com a proximidade dos festejos de Momo, o grupo cultural e bloco Aratu Vermelho anuncia a sua programação para o carnaval deste ano.
Com expectativa de muita alegria, descontração e celebrando a força da cultura popular, o Aratu Vermelho ocupará ruas e avenidas de Aracaju na tarde e noite da sexta-feira, dia 13 de fevereiro.
Durante a tarde, a partir das 16h, o Aratu esquentará os tambores e sairá em cortejo cultural pelo Calçadão da João Pessoa, revivendo os antigos carnavais de rua de Aracaju e levando cultura e arte para os trabalhadores do comércio e todos que estiverem no local.
Após as apresentações culturais no Calçadão, o Aratu continua o cortejo com grupos de maracatu e frevo pelas ruas do Centro e do bairro São José, até a Praça Tobias Barreto, em frente à Casa do Poeta Mário Jorge, patrono do Aratu Vermelho, onde a folia continua até as 22h.
Homenagem a Alberto Carvalho
Comprometido com a valorização e o reconhecimento da cultura sergipana, o Aratu Vermelho, todos os anos, presta homenagem a pessoas que, por meio da arte e das expressões culturais, lutaram por outro modelo de sociedade.
Nesta edição, o Aratu tem o lema “Alberto Carvalho, o intelectual da gente”, em referência ao poeta, escritor, crítico de cinema, professor e jornalista Alberto Carvalho, nascido em Itabaiana. “Alberto Carvalho foi um dos sergipanos mais ativos em termos de produção cultural e artística, com textos, livros e escritos de caráter progressista, sempre pensando um modelo de sociedade em que prevaleça a igualdade. Alberto foi o primeiro itabaianense a tornar-se professor da Universidade Federal de Sergipe e, hoje, o campus da UFS de Itabaiana leva o seu nome. Além disso, Alberto Carvalho era amigo de Mario Jorge, patrono do Aratu Vermelho”, conta a professora e deputada Ana Lúcia, uma das organizadoras do bloco.
Como participar
O Aratu Vermelho é uma excelente oportunidade para todos os sergipanos e sergipanas que desejam viver a experiência de um carnaval à moda antiga e se divertir em um bloco democrático e popular.
Para os que desejem adquirir a camisa do bloco, basta se dirigir à Casa do Poeta Mário Jorge (Praça Tobias Barreto, 78) e comprar a sua no valor de R$ 15. Para os que desejem participar sem a camisa oficial, o Aratu também está de portas abertas. No Aratu não há distinção, o Aratu é o bloco da inclusão.
Informações
(79) 9156 2343 – Paulo Victor Melo, comunicação do bloco Aratu Vermelho
(79) 9940 1991 – Joel Almeida, organizador do bloco Aratu Vermelho
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Imprensa