O prefeito João Alves Filho conheceu nesta quinta-feira, 8, na Praça de Eventos da Orla, um modelo similar do veículo do sistema BRT, que será implantado em Aracaju após a licitação de transportes e da construção das vias exclusivas para circulação. A iniciativa de apresentar à população do veículo foi da empresa Marcopolo, responsável pela fabricação da carroceria.
A implantação do Sistema BRT faz parte dos investimentos em mobilidade urbana, um compromisso assumido por João Alves desde a campanha. De acordo com o prefeito, o sistema está implantado em 166 cidades importantes do mundo. “Países como EUA, Coreia e tantos outros, comprovando que é o sistema mais eficiente e com excelente custo benefício. Os veículos serão todos novos”.
BRT
O ônibus foi apresentado para que a população tivesse uma ideia de como poderá ser o veículo utilizado no BRT. O novo sistema é a solução mais eficiente e aplicável para melhorar a qualidade do transporte coletivo e findar os problemas relacionados a mobilidade urbana.
O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, informou que os veículos circularão por uma faixa exclusiva que apenas parará nas estações, em sincronização até mesmo com os semáforos. “As avenidas que possuem mais de 14 metros de canteiro podem perfeitamente abrigar a canaleta exclusiva para o BRT”. Nelson Felipe ainda informou que os veículos terão ar-condicionado, wi-fi, e painéis eletrônicos informando aos passageiros as estações e o prazo de chegada. “O BRT será como o metrô sobre rodas”.
O estudo das avenidas que poderão abrigar os corredores do BRT já está sendo feito. As linhas serão dividas em Norte/Sul e Leste/Oeste nos dois sentidos. De acordo com o diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Francisco Navarro, avenidas como Heráclito Rolemberg, Adélia Franco, Hermes Fontes e Pedro Calazans formam um corredor que se encontrará com outro atendendo as avenidas Alexandre Alcino, Gasoduto até a Rio de Janeiro.
“Estamos estudando todas as vias que farão parte do sistema. As avenidas Coelho e Campos, São Paulo e Santa Gleide também poderão ser contempladas”. Ainda de acordo com Navarro, em meados de 2014 serão iniciadas as obras do BRT e até o início de 2015 a população poderá desfrutar de mais uma opção de transporte coletivo. “As obras apenas poderão começar após a licitação ser concluída. Por isso, esperaremos os prazos determinados pela justiça”.
O veículo ficou exposto durante todo o dia no Mercado Municipal, onde a população pode conhecer o ônibus. Uma dessas pessoas foi o auxiliar de serviços gerais, Marcelo dos Santos, morador do bairro Industrial. Para ele, o BRT pode significar a solução para os crônicos problemas do transporte público da capital e grande Aracaju. “João prometeu na campanha e agora está cumprindo. Está de parabéns o prefeito e a sua comitiva. Graças, primeiro a Deus, e depois a João Alves nós vamos sair desse caos”, finalizou Marcelo dos Santos.
Licitação
Sobre a licitação do transporte coletivo de Aracaju, João Alves disse que após a audiência pública realizada no dia 31 de julho, a Justiça determinou que no prazo de 120 dias o consórcio entre os municípios que compõe o sistema integrado, deverá ser formado. Somente assim poderá ser aberto o processo licitatório.
“Existem questões legais que devem ser cumpridas. O antigo prefeito tinha iniciado a licitação para Aracaju, já que havia uma decisão judicial que impunha prazo para que ele regularizasse o transporte. Isso excluía todos os outros três municípios que fazem parte do sistema integrado. Essa integração já existe há 30 anos e desfazê-la prejudicaria a população. São mais de 200 mil pessoas dos outros municípios que seriam lesadas, já que muitas delas, trabalham em Aracaju. Eles teriam que pagar duas passagens”, explicou João Alves.
“Apenas poderemos começar a implantar todos os nossos projetos de mobilidade após a licitação do transporte. Na semana passada participamos de uma audiência pública onde ficou determinado que em 120 dias apresentaremos um consórcio – entre Aracaju e os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros – para abrirmos a licitação. Ao término desses prazos legais, que não são estipulados por mim e sim pela Justiça, e a aprovação da Câmara Municipal, começaremos a implantar o sistema BRT e a troca dos ônibus por veículos novos”.
Nova empresa
O prefeito ainda explicou que foi complicado achar uma empresa que substituísse a VCA no transporte em caráter emergencial. “Tivemos muita dificuldade em achar uma empresa com 150 ônibus para colocar no transporte. Escolhemos a que melhor se encaixou dentro das nossas exigências”, destacou João Alves, esclarecendo que a empresa está operando em situação de emergência.
Segundo a secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Costa Teles, “é impossível atender a demanda de Aracaju com a quantidade de ônibus que chegaram da nova empresa de transporte. Óbvio que os veículos que estão não atendem as necessidades e a população está reclamando. É preciso pontuar que essa questão não foi criada agora. Nunca mentimos para a população dizendo que era fácil. Sempre assumimos a dificuldade do problema. Não é fácil fazer a mudança que fizemos e sabemos que a população grita por um transporte de qualidade. Mas reconhecer que não foi o prefeito João Alves que deu causa a isso, e que ao contrário disso, foi ele que teve a ousadia cidadã de enfrentá-lo, é conhecer a realidade dos fatos. Reconhecemos todo o problema e o caos que se encontra, mas é importante destacar que estamos dia e noite empenhados em solucioná-lo. Temos compromisso com o povo de Aracaju”.
Da Agência Aracaju de Notícias