Andar de transporte público em Aracaju fica cada vez mais perigoso. Isso porque desde o início de janeiro até esta última terça-feira (7) já foram registrados 317 assaltos a ônibus na capital e na grande Aracaju. Uma média de 3,3 assaltos por dia.
Os dados do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário revelam que houve um aumento no número de assaltos em relação ao mesmo período de 2014. No ano passado, de janeiro até o começo de abril aconteceram 292 assaltos a ônibus.
Somente neste mês já foram registrados 25 assaltos. No último domingo de páscoa (5), 10 assaltos aconteceram dentro de veículos do transporte público. Cinco deles na linha Sanatório/Centro.
Os números vêm crescendo ao passar dos anos. Em 2012, 330 assaltos foram registrados durante todo o ano. Em 2013, a estatística subiu para 800 assaltos. Em 2014, chegou a 947 casos ao ano.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário, Miguel Belarmino acredita que o aumento no número de assaltos está ligado a ausência de abordagens da polícia no transporte coletivo. “Esse número vem crescendo ao longo dos anos pelo desalento da polícia nas abordagens. Tem que haver uma maior fiscalização, uma maior intensidade para combater esses assaltos”, avalia.
De acordo ainda com Belarmino, o aumento do número de assaltos vem aterrorizando e afastando motoristas e cobradores no exercício da profissão. “Desde 2013 que as empresas estão com dificuldades de contratar novos funcionários porque ninguém mais quer ser motorista ou cobrador nessas condições. E os que já trabalham estão com medo, amedrontados. Vão trabalhar sem saber se vai voltar para casa”, afirma o presidente do sindicato.
Com informações do A8SE