Centenas de pessoas participaram neste sábado, às 12h, da 9ª edição do projeto Aracaju de Tototó. O evento, idealizado pelo artista plástico José Fernandes e organizado pelo jornalista Osmário Santos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, é realizado no dia da emancipação política da capital, 17 de março.
O passeio de barco pelos rios Poxim e Sergipe já é uma tradição nesta datal. Na concentração, os participantes se reuniram na praça da Confraria do Cajueiro, localizado no bairro Inácio Barbosa, onde antes do início do passeio, foi realizado show musical e cantado o parabéns a Aracaju, com um bolo gigante.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, representou o prefeito Edvaldo Nogueira no evento. “No ano passado, o passeio teve como ponto positivo o fato da vereadora Miriam Ribeiro, apresentar um projeto de lei colocando o Aracaju de Tototó no Calendário Oficial de Eventos da cidade”, disse.
Ele afirmou ainda que esse é um momento de reflexão sobre a importância de se preservar o meio ambiente. “Além disso, é um momento de alegria e de felicidade por Aracaju estar completando 157 anos”, enfatizou.
O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, também esteve presente no passeio. Ele, que já participou de várias edições do projeto, disse que a Prefeitura está fazendo uma bela festa. “Este passeio é a cara de Aracaju porque ele nos dá a oportunidade de mostrarmos responsabilidade com o meio ambiente”, frisou.
O artista plástico José Fernandes disse que o evento é um verdadeiro sucesso. “Nos reunimos eu, Osmário, Erivaldo de Carira e tantos outros e fizemos o primeiro passeio com cerca de sessenta pessoas”, disse, ao ressaltar o resultado da iniciativa.
“A cada dia que passa o evento cresce, as canoas saem lotadas porque a procura é muito grande”, revelou José Fernandes, ao acrescentar que cerca de 20 barcos participaram desta edição.
O organizador do projeto Aracaju de Tototó, jornalista Osmário Santos, revela que o seu grande sonho era ver as tototós navegando pelo rio Poxim. “Esse é um passeio que dá oportunidade de apreciar não só o lado bucólico da cidade, com o uso de uma embarcação que resiste ao tempo, mas também de exercitar a consciência ecológica”, disse, ao revelar que este ano o tema escolhido é voltado para a preservação dos manguezais.
Osmário destacou ainda a parceria da Prefeitura de Aracaju na realização do evento, ao disponibilizar as ambulâncias do Samu, som e atrações musicais.
Para o publisher e empresário, Hugo Julião, o Aracaju de tototó é um evento que entrou no calendário da cidade e que a cada ano atrai mais adeptos. “Nós já temos uma característica muito forte, que é a limpeza da cidade, e acredito que quando a gente conseguir transportar esta limpeza para os rios que banham a capital, Aracaju vai se tornar em um verdadeiro paraíso”, disse.
A funcionária pública Gleice Lilian Silva de Araújo disse que a participação no evento foi uma oportunidade de se socializar com os colegas e de prestigiar o aniversário da cidade.
Agência Aracaju de Notícias