por Kátia Susanna*
Neste domingo, 16, centenas de pessoas participaram de uma corrida em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. O superintendente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe, destacou que os acidentes são uma preocupação mundial.
“É nosso dever nos unir em prol de uma consciência voltada para a responsabilidade de todos, em relação às vítimas de acidentes de trânsito. O problema dos acidentes é mundial, não somente em Sergipe ou Aracaju. Este ano, já temos 67 pessoas vítimas de acidentes, sendo que destes, um terço são de pedestres”, ressalta o superintendente da SMTT que aponta a imprudência como a causa de grande parte dos acidentes.
“Quase todos os acidentes têm como causa a imprudência. Apenas 1% dos acidentes é por falha mecânica. O condutor tem que ter consciência que os veículos são uma arma e por isso, precisa ter consciência e responsabilidade para dirigir. Quem não tem responsabilidade ao dirigir não pode pegar o volante”, defende Nelson Felipe que é favor das leis rígidas no trânsito.
Momento de oração pelas vítimas do trânsito
“Sou a favor das leis rígidas e multas altas para os infratores no trânsito. Antes da nova multa por ultrapassagem, a multa mais alta que tínhamos era de R$ 194. O condutor precisa sentir no bolso porque dessa forma ele começa a avaliar o comportamento dele no trânsito”, acredita o superintendente da SMTT.
A corrida
O assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, ressaltou o envolvimento da comunidade do Bugio, onde a corrida foi realizada. “Não foi por acaso que realizamos essa corrida e caminhada no Bugio. Aqui no Bugio há um envolvimento grande das lideranças. A primeira edição da corrida ‘Trânsito Vivo’ reúne saúde, lazer e conscientização. Afinal, o evento coincide com o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. Não é apenas uma corrida. É também uma caminhada para estimular aqueles que nunca tiveram a oportunidade de participar de uma ação como esta”, lembra.
A jornalista Sandra Cruz, participou da corrida e frisou a importância da responsabilidade no trânsito. “Não podemos aceitar que as estatísticas de acidentes no trânsito se tornem frequentes. Todos temos responsabilidade em desenvolver a paz no trânsito. Um trânsito onde há paz, não há mortes e nem feridos”, fala.
Bugio Bonito
Um dos representantes do Movimento Bugio Bonito, José Adailton Dantas, agradeceu a todos pelo empenho na ação e disse que o movimento reúne pessoas que estão comprometidas com o meio ambiente e o bem estar no bairro. “Hoje no movimento, nós temos mais de 40 voluntários que se reúnem para ajudar nas ações de meio ambiente e cidadania do bairro. São pessoas que sabem da importância da arborização e da parte da preservação do meio ambiente”, destacou.
Por Kátia Susanna, do Portal Infonet