Na sessão desta terça-feira (9), realizada na Câmara de Vereadores de Itabaiana, os parlamentares discutiram o projeto de Lei que aumenta o número de representantes proporcionalmente à quantidade de habitantes no município.
O projeto é baseado numa emenda constitucional 58/09, no qual as Câmaras Municipais podem alterar os números de Parlamentares. A Emenda tenta reverter distorções entre a composição e o número de habitantes, decorrente de uma decisão do TSE que extinguiu quase nove mil vagas de vereadores no país.
De acordo com o regimento da casa, o projeto que tramitou pelas comissões de finanças e justiça e aprovado pelas mesmas, precisa ser votado um ano antes das eleições.
A Câmara de Vereadores de Itabaiana pode aumentar o número de parlamentares dos atuais 12 vereadores que atuam no parlamento para no máximo 17 vereadores. O referido projeto de autoria da oposição foi encaminhado à mesa diretora da Casa.
Levado ao plenário e lido para todos os vereadores. Um vereador se ausentou da sessão, mas, por nove votos a favor, dois contrários, os vereadores aprovaram o aumento do número de representantes para 14 parlamentares.
Vale ressaltar que um acordo prévio entre os pares no ano de 2011, fixou em 12 vereadores com possibilidade de ter mais cinco representantes.
O projeto que aumenta o número de vereadores foi posto em primeira votação e aprovado pelos pares. O vereador David Mota (PRP) e José Teles de Mendonça do (SD) votaram contra ao projeto citado.
O que chamou a atenção na sessão desta terça-feira foi o discurso do Vereador José Teles de Mendonça (SD) que foi contrário ao projeto. Em suas palavras, o parlamentar demostrou mágoas com os colegas de parlamento, por não terem dito que hoje ocorreria à votação do projeto e muito menos a quantidade de números de vereadores, 14 no total.
José Teles disse que, o que aconteceu hoje na Câmara foi o mesmo que ocorreu na votação para presidência da casa, quando naquela oportunidade também não foi consultado.
Com informações da equipe Itnet, Itabaiana