Alegria, emoção e demonstrações de orgulho. Assim foi a festa em comemoração aos 162 anos de Itaporanga D’Ajuda, ocorrida na segunda-feira, 28 de março, na Praça da Estação Ferroviária, em Itaporanga.
A Prefeitura, através da Secretaria da Cultura e Turismo, programou uma série de atividades para comemorar a data. Foram atrações espalhadas por toda a cidade, incluindo um bolo gigante, que foi distribuído à população, show musical com Kelly Mello e Forrozão Laços da Paixão e vários grupos folclóricos da região.
Emocionada, a prefeita agradeceu a presença da população e destacou as principais áreas que são prioridades em sua administração.
“Quero agradecer a presença de todos nesta festa que comemora o aniversário de nossa cidade. Itaporanga é uma cidade que nos orgulha pela sua história, beleza e riquezas naturais. Uma cidade que fica mais bonita a cada ano. E tenham certeza que o trabalho que a nossa gestão vem realizando na saúde, educação, infraestrutura e ação social vai deixar a nossa cidade mais bonita e com muito mais qualidade de vida. Parabéns Itaporanga! Parabéns principalmente ao povo desta terra, que faz ela crescer e brilhar cada vez mais”, discursou a prefeita.
História
Na segunda metade do século 16, o padre jesuíta Gaspar Lourenço fundou uma aldeia de catequese, a Povoação de Santo Inácio, na margem direita do rio Vaza-Barris. No ano seguinte, porém, a aldeia foi extinta por causa de lutas entre os tupinambás e os portugueses. A partir de 1590, a região passou a pertencer à cidade de São Cristóvão e as suas terras começaram a ser doadas sob a forma de sesmarias.
Devido à hostilidade indígena, no entanto, houve pouca ocupação portuguesa, à exceção da região de Santo Antônio dos Campos do Tejupeba, onde havia uma missão jesuítica. Em 1753, Francisco de Sá Souto Maior começou a ocupar as terras da região e montou o engenho Itaporanga. Os índios se refugiaram na aldeia de Água Azeda.
No final desse século, já existiam dez engenhos na região. Sua produção era escoada através de portos no rio Vaza-Barris. Em 30 de janeiro de 1845, a região foi transformada em freguesia sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda. Em 10 de maio de 1854, passou a vila com o nome de Itaporanga. Em 28 de março de 1938, passou à condição de cidade. Em 1944, para evitar a duplicidade de nome com outras cidades homônimas, mudou seu nome para Irapiranga. Em 1º de janeiro de 1949, mudou seu nome para Itaporanga D’Ajuda e adquiriu a condição de comarca.
Segurança
Mais de 60 homens, entre policiais militares e seguranças particulares, garantiram a ordem no evento. Cerca de 50 servidores de várias Secretarias também estiveram participando da organização e segurança da festa. Além do Conselho Tutelar.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, também prestigiaram a festa comemorativa os secretários: Antonio Pedro (Controle Interno), Fausto Sobral (Meio Ambiente), Igor Garcez (Obras), Rubens Murilo (Administração), César de Bebé (Agricultura), Francinaldo Alves (Esportes e Juventude), Maria de Fátima (Cultura e Turismo), Thiago Luduvice (Governo) e Mirela Cortês (Assistência Social). Além de Bráulio Costa, um dos coordenadores do evento e a médica, Elma Regina,
A Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores: Renatinho de Zé de Lili, presidente; Mariza da Mata, Celinha Sobral, Gilson Me Ajude, Bruno Sobral, Gilmar Ureia e Gordo Propaganda.
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SENotícias