O Governo do Estado já autorizou a realização de concurso público para a Polícia Civil com a disponibilidade de 130 novas vagas, sendo 100 para agentes de polícia e 30 para escrivães. Hoje existem 800 policiais civis entre delegados, escrivães e agentes. Com os novos policiais a instituição terá um aumento de 16,25% no seu efetivo geral.
“Os novos policiais serão muito bem vindos, pois irão reforçar o nosso trabalho. Iremos convocar para o curso de formação um número cinco vezes maior com relação as vagas previstas no concurso, ficando aí um efetivo reserva para ser aproveitado de acordo com as possibilidades do Governo do Estado”, destacou a Delegada Geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza.
Com mais este certame previsto para ser realizado ainda neste ano, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP) passará a contar com um acréscimo de 1.364 novos servidores públicos. As novas vagas estão sendo ofertadas através da realização de três concursos públicos que estão com suas etapas em curso: o da PM, com 600 candidatos já convocados, em fase de formação e com previsão de 600 novas convocações; o da Perícia com 34 vagas ofertadas e com previsão para iniciarem o curso de formação dia 8 de setembro deste ano; e o da Polícia Civil.
PM
O primeiro certame, o concurso da Polícia Militar, aconteceu no mês de fevereiro deste ano e está na fase de formação dos 600 primeiros candidatos aprovados. Os novos policiais militares já estarão à disposição da população sergipana a partir do início de outubro deste ano através de estágio supervisionado.
O Governo do Estado já acenou com a convocação de mais 600 excedentes que irão ser convocados a partir de dezembro deste ano, totalizando 1.200 novos policiais militares. Hoje a Polícia Militar possui um efetivo de 4.500 homens e com os novos 1.200 militares o efetivo ganhará um plus de 26,6%. Mais 800 aprovados poderão ser convocados na sequência a depender das condições financeiras do Estado.
“O período de formação de um polícia militar são dez meses em média. Estamos trabalhando em tempo integral, inclusive com algumas instruções no período noturno, para que possamos contar com os novos policiais militares já em outubro deste ano, através de estágio supervisionado. Esses novos militares irão reforçar todos os municípios sergipanos”, destacou o comandante da PM, coronel Maurício Iunes.
Concurso histórico
O primeiro concurso da história da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), que engloba os Institutos de Identificação, Criminalística, Médico Legal e Análise Criminal e Pesquisa Forense, teve suas provas objetivas realizadas no mês de maio deste ano.
As fases iniciais do concurso já foram finalizadas e o curso de formação está previsto para ser iniciado no dia 8 de setembro deste ano. Até novembro, a SSP irá contar com esses novos servidores. Foram ofertadas 34 vagas para perito médico-legal, perito odonto-legal, perito criminal, papiloscopista e agente técnico de necropsia.
“Estamos quitando uma dívida histórica com a perícia de Sergipe. Esse é o primeiro concurso público para admissão de profissionais da perícia sergipana. Com esses novos servidores, somados aos já existentes, iremos qualificar o trabalho dos institutos que compõem a Cogerp, elevando a nossa perícia para um nível nacional de excelência”, comemorou o secretário da SSP, João Eloy de Menezes.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta noFacebook
Assessoria de Comunicação/Governo de Sergipe