A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe informou, neste sábado (4), que o uso de um lote com 700 doses de vacinas da CoronaVac, contra a Covid-19, está temporariamente suspenso. A medida foi comunicada após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A suspensão cautelar foi motivada porque as doses foram envasadas em um local de fabricação não aprovado pelo órgão. Em nota, o Instituto Butantan disse que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo” e que o próprio instituto alertou a agência por “extrema precaução”.
Segundo a SES, o estado recebeu, no dia 27 de julho, um dos 25 lotes suspensos. No dia seguinte, ocorreu a distribuição de 350 doses aos municípios para a primeira dose. Já a outra metade, para a segunda dose, foi enviada no dia 8 de agosto. Não foi informada a quantidade já aplicada.
“Os municípios que ainda possuem os lotes armazenados devem suspender, de forma provisória, a utilização dessas doses, como recomenda a Anvisa. A Secretaria de Saúde de Sergipe aguarda a nota técnica orientativa do Ministério da Saúde para maiores esclarecimentos sobre o assunto. E destaca que em documento enviado à Anvisa, o Instituto Butantan assegura que os lotes apontam segurança e qualidade das vacinas produzidas”, informou a nota da SES.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: G1