Fredson Navarro, do G1 SE
Após 78 dias, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada em Sergipe. A informação foi anunciada no fim da manhã desta sexta-feira (25) pelo diretor do Sindicato dos Servidores do Previdenciários (Sindiprev) após uma assembleia da categoria. No entanto, o atendimento será retomado apenas na próxima terça-feira (29). Ainda vai ser definido – com o governo e com os grevistas – se haverá plantão para repor o tempo parado.
“Consideramos que a paralisação foi muito positiva, mas não estamos satisfeitos por completo. Não conseguimos a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais mas conquistamos que o servidor aposentado recebe 70% da gratificação, antes recebia apenas 30%”, disse o diretor do Sindiprev, Luiz Carlos.
A remarcação dos agendamentos para o atendimento deve ser feita através do número 135. “Ninguém vai ficar na fila e só deve ir até a agência no horário marcado. A procura é grande e ainda não temos a previsão de quando tudo será normalizado, mas aos poucos vamos conseguir atender todos os assegurados. Ninguém vai ficar prejudicado”, garante Luiz Carlos.
Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem e outra em janeiro de 2017.
Os funcionários pediram reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.
Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.
Em Sergipe, quase 100% dos servidores aderiram a greve e a previsão é que o serviço volte a funcionar na próxima semana. “Retornamos na segunda-feira para reorganizar tudo e restaurar as senhas que estão inspiradas mas no dia seguinte vamos começar a atender”, garante.
Greve
A paralisação dos servidores do INSS começou no dia 9 de julho. Os grevistas reivindicaram realização de concurso público, incorporação das gratificações, melhores condições de trabalho, reformas nas agências do INSS, redução da jornada para 30 horas semanais, mudança da data base para 1º de maio, paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas, criação de adicional de qualificação e reposição salarial de 27,3% referentes à inflação dos últimos três anos.