Com apenas 16 anos, Duda fez história ao chegar pela primeira vez às semifinais ao lado da parceira Carol Horta, de 22, em uma competição da elite profissional. As duas bateram a experiente Lili e sua companheira Rebecca por 2 sets a 1 em um jogo disputado que terminou no tie-break, com parciais de 21/13, 13/21 e 16/14. Agora, elas farão a próxima fase da competição por uma vaga na decisão de domingo contra Val e Angela. As rivais desbancaram a forte dupla formada por Taiana e Fernanda Berti por 2 a 1, parciais de 15/21, 21/16 e 15/12.
Duda é um dos principais valores novos do vôlei de praia brasileiro. Ela é bicampeã mundial sub-21, além de ter conquistado o ouro nas Olimpíadas da Juventude, em Nanquim, na China, em 2014, ao lado de Paty. Já Val e Angela são uma dupla mais experiente, que volta à uma semifinal após um ano. A última oportunidade das duas nesta fase de uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia foi no Maranhão, em janeiro do ano passado.
No masculino, o destaque ficou por conta do confronto entre Bruno Schmidt e Luciano, que substitui Alison (em recuperação após uma cirurgia no joelho direito), e os experientes Ricardo e Emanuel. A última dupla acabou vitoriosa com placar de 2 a 1, parciais de 10/21, 21/17 e 13/15. Desse modo, os vencedores encaram o carioca Gustavo e Allison Francioni. Esses últimos derrotaram Oscar e Thiago pelo placar de 2 a 1, parciais de 17/21, 21/18 e 15/12. Do outro lado, Evandro e Pedro Solberg jogam contra Bruno e Hevaldo nas semifinais.
Após ficar fora do calendário na edição passada, um dos berços do esporte no país recebe o Circuito Brasileiro de sexta-feira a domingo. Ao todo, 32 times iniciaram briga, sendo 16 duplas masculinas e outras 16 femininas. No primeiro dia, foram realizados os jogos da primeira fase.
Os primeiros de cada um dos quatro grupos avançaram antecipadamente às quartas de final(confira os resultados). O sábado contou com as oitavas de final, disputada apenas entre os segundos e terceiros colocados de cada chave (veja os placares), quartas (saiba mais abaixo sobre os próximos duelos) e, a partir das 19h (de Brasília), semifinais, que terão transmissão doSporTV 3. Assinantes acompanham pelo SporTV Play. O domingo é reservado para disputa de bronze e decisões do masculino e do feminino.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Por Gabriel Fricke, direto de Fortaleza – SporTV