O governador Jackson Barreto, atendendo um convite do presidente Michel Temer, participou do lançamento do Programa Cartão Reforma, na tarde desta quarta-feira, 09, em Brasília. O Programa concederá subsídios públicos para a população de baixa renda comprar materiais de construção e reformar suas moradias, fomentando, assim, os setores de indústria e comércio ligados à construção civil.
Em seu discurso, Michel Temer destacou o papel social do programa. “O cartão reforma objetiva que as pessoas tenham condições dignas de vida, por meio da reforma de suas casas. O que estamos fazendo é atender um pressuposto constitucional, dando condições dignas de vida à população mais carente”.
Com o Cartão Reforma, famílias com renda de até três salários mínimos e que habitam moradias com riscos estruturais poderão receber um subsídio de até R$ 5 mil para reformar suas casas. Vinculado ao Ministério das Cidades, o programa terá início em 2017 e orçamento de R$ 500 milhões. Desse montante, 15% serão direcionados à contratação de engenheiros e arquitetos para dar suporte técnico aos projetos de reforma.
A execução do Programa será por meio de convênios com Estados e Municípios, cabendo às gestões estaduais e municipais selecionar os bairros mais adensados e as habitações que necessitam do atendimento. As casas escolhidas serão visitadas pelas equipes de assistência técnica, e os proprietários das casas terão prioridade para definir quais serviços serão demandados. O repasse do benefício será feito pela Caixa Econômica Federal, que disponibilizará o cartão para famílias selecionadas.
O governador Jackson Barreto elogiou a iniciativa e ressaltou que o programa melhora autoestima das famílias beneficiadas e movimentará a cadeia econômica da construção civil, um dos setores que mais gera emprego.
“Esse programa é extremamente importante, principalmente para as famílias de baixa renda, porque vai dar oportunidade para que as pessoas carentes tenham residências mais dignas e confortáveis. Além disso, é uma ação que vai incrementar a circulação de recursos na indústria da construção civil, ajudando na retomada da geração de empregos e de nossa economia. Nosso governo está à disposição para contribuir com a execução do programa. Colocaremos nossos técnicos para atuar na seleção das residências e famílias, vamos nos somar ao governo Federal para levar o benefício à população sergipana ”, declarou.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2010, do IBGE, 7,6 milhões de moradias do País precisam ser reformadas – sendo que 3,6 milhões dessas casas pertencem a famílias na faixa de renda atendida pelo programa.
Durante a solenidade de lançamento do Programa, Temer homenageou o governador de Goiás, Marconi Perillo, criador do programa Cheque Moradia, que serviu de modelo para o Programa Cartão Reforma.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Agência Sergipe de Notícias