O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) cobrou do governo federal soluções para o endividamento dos produtores rurais do Nordeste, que sofrem com uma das piores secas que assolaram a região nos últimos anos e com a crise econômica que atinge o país.
Nesta quarta-feira (9), ele e demais integrantes da bancada nordestina entregaram à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, documento relatando as dificuldades pelas quais passam esses produtores rurais.
Entre as reclamações, apontou o senador, estão as restrições impostas aos produtores para adesão aos diversos planos de renegociação de dívidas aprovados nos últimos anos.
Isso acontece, segundo Valadares, porque o governo está mais preocupado com o impacto nas contas públicas e não com a situação da região e dos produtores, que em dificuldade, não conseguem empréstimo para produzir ou pagar o que devem e, com isso, chegam a correr o risco de perder as suas propriedades.
– Com a perda da capacidade produtiva, morte de animais e perda da produção agrícola, é evidente que esses encargos foram se acumulando, alcançando valores que, pela pobreza reinante na Região Nordeste, tem tornado essas dívidas impagáveis – afirmou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (9).
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Fonte:Agência Senado