Novo reitor disse que desafio da gestão será consolidar o que foi implantado
Em solenidade realizada nesta sexta, 23, no Centro de Vivência da Cidade Universitária, em São Cristóvão, o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho transmitiu o cargo de reitor ao professor Angelo Roberto Antoniolli. O novo reitor destacou que o grande desafio de sua gestão será consolidar o que foi implantado nos últimos anos “sem abrir mão da qualidade de seus serviços, do rigor acadêmico de seus professores, do trabalho sério de seus técnicos, das demandas da sociedade civil organizada”.
A cerimônia de transmissão do cargo iniciou às 20h e contou com a presença de membros dos Conselhos Superiores da UFS, pró-reitores da última gestão e seus sucessores, representantes de entidades sindicais e associativas, professores, estudantes e técnicos administrativos da instituição. Também participaram do evento o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumínio Nascimento, que representou o governador do estado, Marcelo Déda; o deputado federal Márcio Costa Macêdo; a deputada estadual Ana Lúcia Vieira; a secretária Municipal de Saúde (SMS), Stella Maris Dornelas, que representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o professor André Mauricio Conceição de Souza, vice-reitor da UFS, entre outras autoridades representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e militar de Sergipe e de entidades de ensino, pesquisa e cultura do estado.
Encerrando o seu mandato à frente da Reitoria, o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho agradeceu a todos que participaram da administração, que atuaram no processo de expansão da UFS e à sua família. Em seu discurso de despedida, salientou o privilégio de ter testemunhado os principais ciclos de expansão e reestruturação da UFS, o primeiro iniciado no início de sua formação universitária a partir de 1974 e o segundo, já na condição de Reitor, iniciado em 2006 com o REUNI.
Finalizando, o professor Josué ressaltou que “Há ainda muitas mudanças sendo demandadas pela sociedade. Há o desafio da inovação, da excelência acadêmica e da internacionalização. Acreditamos que muito foi feito para colocar nossa instituição em uma trajetória que a torna coadjuvante do processo de desenvolvimento de nossa sociedade. Certamente, muito ainda há por ser feito. As novas gerações certamente farão melhor do que nós mesmos”.
A UFS como patrimônio do povo sergipano
Emocionado, o reitor da UFS, Angelo Antoniolli iniciou o seu discurso agradecendo ao ex-reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho pelo convívio e aprendizado adquirido durante o período em que atuou como vice-reitor. Cumprimentou as autoridades presentes, o vice-reitor, professor André Maurício, o presidente do Conselho Diretor, Prof. Eduardo Conde Garcia, o membro do Conselho Superior, Prof. Antonio Ponciano Bezerra e a todo que estão participando da administração da UFS. A gratidão se estendeu aos professores, técnico-administrativos, estudantes, familiares e amigos.
Antoniolli relembrou que o plano sua gestão é fruto de um trabalho coletivo, formado a partir de muito diálogo com professores, técnicos, estudantes e com a sociedade civil. E concluiu: “acreditamos na educação superior pública brasileira como elemento de inclusão social e, por que assim cremos, conclamamos a todos os colegas para juntos fazermos as interferências necessárias a fim de que a nossa universidade continue sendo aquilo que foi dito pelo Magnífico Reitor, Prof. José Aloísio de Campos, ‘patrimônio do povo sergipano e centro autônomo de elaboração do saber’.”
Currículo do reitor
Angelo Roberto Antoniolli foi nomeado reitor da Universidade Federal de Sergipe em 12 de outubro de 2012 pela presidente da República, DilmaRousseff, com mandato de quatro anos. E foi empossado pelo ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, em 19 de novembro, no Ministério da Educação, em Brasília.
Antoniolli nasceu em Itapeva, São Paulo, em 7 de março de 1958. Foi vice-reitor da UFS por dois mandatos (2004-2012). É graduado em Farmácia pela USP e tem Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). É professor associado do Departamento de Fisiologia, do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, do Núcleo de Pós-Graduação em Medicina da UFS e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio). Tem se destacado como pesquisador dos mecanismos e ações dos fármacos, no combate à dor e à inflamação, sendo premiado nacionalmente pelo Conselho Nacional de Farmácia por seus trabalhos nessa área.
Posse do vice-reitor
No próximo dia 7 de dezembro, às 19h30, no Auditório da Reitoria, Antoniolli dará posse, seguindo o protocolo oficial, ao professor André Maurício Conceição de Souza, seu vice-reitor.
Professor associado do Departamento de Física, André Maurício possui Bacharelado em Física pela ela Universidade Federal de Sergipe, mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pós-doutorado na Universidade de Stuttgart, Alemanha. Suas pesquisas são sobre informação quântica, magnetismo teórico e sistemas complexos.
Ascom/UFS